Encontro: Votuporanga discute soluções para setor moveleiro

Reunião contará com o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles

qui, 03/07/2003 - 20h52 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 4, o Secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, estará em Votuporanga participando de uma reunião de trabalho com os empresários do setor moveleiro.

A 14 cidades que fazem parte do Arranjo Produtivo Organizado de Votuporanga (Américo de Campos, Cosmorama, Fernandópolis, Jales, Macedônia, Meridiano, Mirassol, Parisi, Riolândia, Santa Fé do sul, Tanabi, Urânia, Valentin Gentil e Votuporanga) contam com 377 empresas do ramo, que geram 10.511 empregos diretos.

Esta é a quinta reunião de trabalho que o Governo paulista realiza para alavancar os negócios dos Arranjos Produtivos Organizados espalhados por várias regiões do Estado. Até o final deste ano, o Secretário Meirelles deverá visitar 25 Arranjos Produtivos Organizados em todo o Estado.

A partir desses encontros, Meirelles pretende colocar sua secretaria à disposição do empresariado paulista para que sejam eliminados os ‘gargalos’ que emperram o aumento da produção e, consequentemente, das exportações dos produtos de São Paulo. Nessas reuniões, os empresários expõem todas as dificuldades que encontram para produzir, comercializar, exportar; o Governo do Estado oferece ajuda para solucionar, de maneira ágil e eficiente, os gargalos existentes. Para o Secretário Meirelles, ‘essas reuniões devem ser objetivas, diretas, pois os problemas devem ser resolvidos com urgência’.

O Secretário Meirelles estará acompanhado de Luigi Giavina-Bianchi, José Zeno Fontana e Marco Antonio Castello Branco, Assessores Especiais.

A iniciativa faz parte do novo Modelo de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo que visa, sobretudo, a geração de trabalho e renda por meio da ampliação do mercado externo, com a valorização dos produtos de qualidade que as indústrias paulistas desenvolvem e aproveitando o potencial econômico das regiões do Estado.

O Pólo Moveleiro do Brasil faturou, em 2002, R$ 10,3 bilhões, alcançando um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. A expectativa é de que neste ano o setor alcance um crescimento de 10% no mercado interno e de 20% nas exportações.

Comunicação da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo
C.A