Encontro: Presidente da Global Ride visita posto da EMTU que atende portadores de deficiência

A ONG Global Ride estuda a acessibilidade nos transportes coletivos

qui, 13/11/2003 - 17h57 | Do Portal do Governo

O posto da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de cadastramento à Pessoa Portadora de Deficiência, instalado no Terminal Jabaquara, recebeu ontem a visita de Thomas Rickert, presidente da ONG Global Ride que estuda a acessibilidade nos transportes coletivos. Ele estava acompanhado de um grupo de técnicos de várias cidades do país, como Belo Horizonte, Natal, Brasília e Recife, para conhecer a nova sistemática de atendimento e emissão da Carteira de Passageiro Especial. A visita técnica fez parte da programação do II Encontro sobre Acessibilidade nos Transportes Públicos, que ocorreu entre os dias 10 e 12 de novembro, promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos.

O grupo acompanhou as explicações sobre as mudanças promovidas pela EMTU e Rickert se interessou, particularmente, por algumas fases do processo de cadastramento como a pesquisa realizada com os interessados para registrar endereço, horários de utilização do transporte coletivo e motivos dos deslocamentos (consulta, trabalho, lazer). Esses dados servirão para o planejamento do transporte especial aos portadores de deficiência, em relação à criação de linhas e uso de equipamentos adaptados.

Autenticidade e atendimento diferenciado

As modificações implantadas fundamentaram-se na Resolução SS/STM nº 01, publicada em 21/08/03 e revisada em 30/10/03. As alterações são resultado de intenso trabalho dos técnicos da EMTU, Secretaria dos Transportes Metropolitanos e Secretaria de Estado da Saúde com o objetivo de garantir a gratuidade no transporte coletivo às pessoas que realmente têm direito.

As reformulações propiciaram maior autenticidade à Carteira com o maior controle sobre o laudo médico emitido com base no Código Internacional de Doenças. Além disso, a contratação da AME – Amigos dos Metroviários Excepcionais – pela EMTU para colaborar no processo de emissão da Carteira proporcionou um atendimento diferenciado e de maior qualidade a esses clientes, pois possuem mais experiência e sensibilidade para orientar os passageiros especiais.