Encontro na Unicamp discute problemas enfrentados pelas administrações municipais

Objetivo é disponibilizar estudos sobre políticas públicas desenvolvidos por pesquisadores da universidade

qua, 28/08/2002 - 14h53 | Do Portal do Governo

Prefeitos de todo o Estado de São Paulo e especialistas em políticas públicas estarão reunidos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sexta-feira e sábado, dias 30 e 31, para discutir os principais problemas enfrentados pelas administrações municipais. Um dos principais temas será a Lei de Responsabilidade Fiscal, que controla os gastos das prefeituras.

O projeto, batizado de Espaço Funcamp de Políticas Públicas, vem sendo planejado há cerca de um ano pela Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e o Núcleo de Estudos Sociais, Urbanos e Regionais do Instituto de Economia da Unicamp.

A iniciativa é inédita no Brasil e pretende ser um novo canal de aproximação da Universidade com as prefeituras do Estado. O objetivo é disponibilizar para as prefeituras estudos sobre políticas públicas desenvolvidos por pesquisadores da Unicamp e orientá-las na implantação de novos projetos.

Além do evento, o Espaço Funcamp criou um site com cursos on-line, produzidos pela Unicamp e dirigidos especialmente às administrações municipais. Os temas serão definidos de acordo com a demanda proposta pelas prefeituras, como gestão de projetos e planejamento urbano.

O site também disponibilizará projetos da Universidade já utilizados pelos municípios, além de ‘projetos-piloto’ que deram certo e foram desenvolvidos pelas próprias prefeituras.

Para maiores informações consulte a Funcamp, no telefone (19) 3789-3700 ramal 360.