Encontro entre os governadores do PSDB define apoio para aprovação de reformas

Alckmin recebeu os outros sete governadores do partido nesta segunda-feira, dia 10, no Palácio dos Bandeirantes

seg, 10/02/2003 - 16h16 | Do Portal do Governo


A colaboração dos governadores do PSDB para debater e aprovar as reformas Administrativa, Tributária e da Previdência foi manifestada nesta segunda-feira, dia 10, no Palácio dos Bandeirantes.

O governador Geraldo Alckmin recebeu os sete governadores do partido em uma reunião em que também foram discutidas questões internas de governo, como o ajuste fiscal e investimentos sociais.

Alckmin destacou o compromisso de todos os governadores com questões de interesse nacional. ‘Para saírem as reformas, é necessário maioria. Por isso, é importante a disposição dos governadores em apoiar e remover obstáculos’, analisou.

Todos assinaram uma nota para registrar a convergência de opiniões sobre os temas da agenda nacional. ‘Saímos desta reunião fortalecidos na disposição de trabalhar juntos em torno destes e de outros temas que nos aproximam como governadores de Estado, como companheiros de partido e como brasileiros acima de tudo’, diz a nota.

Alckmin comentou os princípios básicos que o partido entende ser prioritários para a realização das reformas. ‘Agora vamos aguardar que o Governo Federal envie os esboços antes da reunião que o presidente terá com todos os governadores’, disse.

A reforma da previdência é considerada prioritária pelo governo paulista. Alckmin anunciou que é preciso sair do modelo regressivo atual, no qual os mais pobres colaboram por meio de impostos para manter privilégios dos mais favorecidos. ‘Tem de ser corrigidas estas graves distorções, com os princípios de justiça e de equilíbrio’, afirmou. Ele também defendeu a criação de um regime único previdenciário e informou que, tão logo a União divulgue a proposta, São Paulo fará simulações para descobrir se haverá impacto econômico.

Outro ponto de debate foi a Reforma Tributária. Foi definida a necessidade de uma reforma abrangente, em que não seja incluída apenas a receita, mas também as despesas públicas. A eliminação dos impostos em cascata também foi considerada fundamental para desonerar o setor produtivo. ‘Esta medida é necessária para aumentar as exportações e, com isso, gerar emprego e renda’, disse Alckmin. Foi acertada ainda a simplificação do atual modelo para tentar diminuir a sonegação de impostos.

A Reforma Administrativa foi o terceiro tópico discutido no encontro. Alckmin disse que este assunto precisa ser concluído com a definição de um teto salarial e subtetos para os Estados.

Participaram da reunião os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves; da Paraíba, Cássio Cunha Lima; de Rondônia, Ivo Cassol; do Ceará, Lúcio Alcântara; do Tocantins, Marcelo Miranda; de Goiás, Marconi Perillo; e do Pará, Simão Jatene, além do presidente do PSDB, José Aníbal.

Rogério Vaquero

Leia também

  • Governadores do PSDB assinam moção de apoio ao governador de Rondônia