Encontro: EMTU participa de conferências internacionais

Foco são os problemas e soluções para o transporte coletivo das cidades brasileiras e mexicanas

seg, 27/10/2003 - 10h43 | Do Portal do Governo

O Gerente de Marketing Institucional, Arnaldo Pereira, representará a presidência da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – na delegação brasileira, que participará de um workshop com o intuito de discutir os desafios dos transportes públicos que as cidades do Brasil e do México enfrentam. O evento, organizado pela Fundação Hewlett, ocorrerá paralelamente ao XII Congresso de CLATPU, em Bogotá, desta segunda-feira, dia 27, até sexta-feira, dia 31 de outubro.

A Fundação Hewlett patrocinará a viagem das duas delegações. Além da EMTU, a comissão brasileira conta com representantes da São Paulo Transporte e da Associação Nacional de Transportes Públicos. O objetivo da Fundação é juntar um grupo de peritos das duas cidades para discutir os problemas similares no setor de transporte e as propostas implementadas ou em estudos para solucioná-los. A programação inclui também um encontro com os técnicos do Transmilenio, um moderno sistema de transporte, implantado em Bogotá.

Conferência Internacional

A EMTU também participou da III Conferência Internacional da Datagro sobre Açúcar e Álcool, no último dia 22. Marcio Schettino, responsável pela Gerência de Desenvolvimento, foi convidado para fazer uma apresentação no painel ‘Planos das montadoras para flex fuel (veículo a álcool e gasolina) e potencial do álcool como combustível para fuel cell (célula a combustível)’.

Na sua apresentação, Schettino listou as questões que impedem o desenvolvimento mais acelerado da célula de combustível a hidrogênio no mundo. A distribuição e o transporte do hidrogênio são alguns exemplos citados por ele. No entanto, apontou o etanol como a solução brasileira para superar esses entraves: por meio de um reformador instalado no automóvel, o hidrogênio pode ser separado deste combustível. ‘O etanol foi a solução brasileira voltada ao meio ambiente e agora é estratégico para solucionar a questão da eficiência energética no país’, declarou Schettino.

Da Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos

C.C.