EMTU: Sistema intermunicipal muda seus itinerários

Medidas envolvem uma frota de cerca de 550 ônibus

sex, 10/09/2004 - 15h45 | Do Portal do Governo

A partir deste sábado, dia 11, 79 linhas intermunicipais gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) que partem de 15 municípios, a maioria da região Oeste e Sudoeste da Grande São Paulo, terão seus itinerários alterados.

Esta é a primeira fase da nova operação das linhas por conta das mudanças implementadas no viário municipal pela Prefeitura de São Paulo. As medidas envolvem uma frota de cerca de 550 ônibus que transportam diariamente em torno de 160 mil passageiros. Posteriormente outras ações serão adotadas pela EMTU/SP para diminuir o impacto das mudanças.

Cerca de 50 agentes da empresa começaram a distribuir nesta sexta-feira, dia 10, 150 mil folhetos aos usuários do sistema intermunicipal, no Corredor Francisco Morato e nos pontos finais das linhas no bairro de Pinheiros em locais como Largo da Batata, Faria Lima, Hospital das Clínicas, entre outros.

O material explica o motivo das mudanças e divulga os telefones da Ouvidoria da EMTU/SP (0800.190.088 – de segunda a sexta, das 7h às 19 horas – inclusive nos feriados) e das nove operadoras envolvidas (Campo Limpo, Himalaia, Guarulhos, Miracatiba, Osasco, Pirajuçara, Soamin, Vidazul e Urubupungá) para que os usuários obtenham informações mais detalhadas sobre a nova operação das linhas.

Para saber o que ocorrerá com a sua linha, os usuários contarão também com o informativo ‘Via EMTU’ que serão afixados nos ônibus e também entregues à população, descrevendo o novo itinerário.

Avenida Prof. Francisco Morato (sentido Centro – bairro Pinheiros)

As modificações mais importantes ocorrerão nas 42 linhas que operam pela Av. Prof. Francisco Morato, com cerca de 300 veículos de quatro empresas (Pirajuçara, Soamin, Miracatiba e Campo Limpo) que serão desviadas para a Av. Eliseu de Almeida, a partir de 11/setembro, com exceção da linha 033TRO Embu (Engenho Velho) – São Paulo (Clínicas). Esta linha circulará na faixa preferencial com 10 ônibus.

Ponte da Cidade Universitária

Os itinerários de 11 linhas intermunicipais, operadas por cerca de 50 ônibus, vindas das avenidas Eliseu de Almeida, Corifeu de Azevedo Marques e da Rodovia Raposo Tavares serão transferidos para a Ponte da Cidade Universitária para desafogar a Ponte Bernardo Goldfarb.

Av. Rebouças

As sete linhas operadas por 50 ônibus que circulam pela Av. Rebouças serão transferidas para os eixos das ruas Teodoro Sampaio, sentido centro, e Cardeal Arcoverde, sentido bairro.

Av. Consolação

As cinco linhas operadas por 38 ônibus serão transferidas da Av. Consolação para a Rua Augusta.

Sentido bairro (volta)

Por decisão da Prefeitura de São Paulo, o ponto de passagem existente na Av. Eusébio Matoso, oposto ao Shopping Eldorado, no sentido bairro, será retirado e os usuários das 35 linhas intermunicipais deverão utilizar o ponto instalado na Rua Cardeal Arcoverde, quase na confluência com a Av. Eusébio Matoso. Nesta região, as linhas seguirão pela Av. e Ponte Eusébio Matoso, na faixa da direita, até a Rua MMDC, onde acessarão a Av. Eliseu de Almeida.

As 11 linhas que chegarem em Pinheiros pela Ponte da Cidade Universitária voltarão por ela e outras 24 linhas intermunicipais voltarão pela Ponte Bernardo Goldfarb.