EMTU: Sessão para implantação do Orca em Campinas será realizada no dia 19

Previsão é que os 173 qualificados comecem a operar até o final de agosto

seg, 11/08/2003 - 12h11 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) dará mais um importante passo para a implantação do projeto Operador Regional de Coletivo Autônomo (Orca) na Região Metropolitana de Campinas. No próximo dia 19 de agosto, às 8 horas, será realizada a sessão de opção dos serviços metropolitanos, no auditório da CAT, Av. Brasil, 2340, Jardim Chapadão, em Campinas.

Neste dia, os 173 qualificados escolherão os serviços onde irão atuar. Durante a sessão, eles serão chamados de acordo com a ordem de classificação definida em sorteio realizado em 11 de julho. São ao todo 46 serviços metropolitanos, envolvendo os municípios de Sumaré, Hortolândia, Paulínia, Cosmópolis, Monte Mor e Campinas.

Nesta semana, os qualificados devem começar a receber, via correio, a relação dos serviços com a quantidade de Orcas que irão operar em cada um deles, bem como o regulamento dos procedimentos da sessão de opção dos serviços. Nos próximos dias, a relação dos serviços também será publicada no Diário Oficial do Estado.

Com a realização da sessão de escolha dos serviços, a EMTU encerrará a etapa de seleção dos Orcas. Na próxima etapa, acontecerá o credenciamento do Orca (após constituir-se em empresa individual) junto ao cadastro da STM. Na seqüência, será realizada a homologação dos selecionados, que inclui celebração de contrato entre a empresa individual do Orca e a permissionária (operadora) visando a prestação do serviço, bem como a vistoria definitiva, quando o veículo já deverá estar com a identidade visual do serviço complementar metropolitano. A previsão é que os Orcas comecem a circular até o final de agosto.

Parte importante do processo de reorganização do sistema de transportes da RMC, o projeto Orca tem como objetivo principal regulamentar e disciplinar a atuação do transporte clandestino de passageiros que realiza as ligações metropolitanas, de forma a proporcionar aos usuários um serviço com qualidade e segurança. Os Orcas são obrigados a conceder gratuidades previstas em lei, adotar cinto de segurança e oferecer seguro de acidentes pessoais aos passageiros.

Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU

(AM)