EMTU: Prefeitos da Região Metropolitana de Campinas apóiam o projeto do Corredor Noroeste

Reunião foi realizada na última quarta-feira, dia 4

sex, 06/05/2005 - 19h17 | Do Portal do Governo

Os prefeitos de Americana, Nova Odessa, Sumaré e Santa Bárbara D´Oeste entregaram na última quarta-feira, dia 4, à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP uma carta de intenções demonstrando interesse expresso destes municípios na implantação do Corredor Noroeste na Região Metropolitana de Campinas.

“Este é um documento formal que manifesta a vontade e o reconhecimento dos prefeitos da importância deste novo sistema de transporte de média capacidade que propiciará um serviço de mais qualidade à população, maior segurança e redução no tempo de viagem dos usuários. Será também um indutor do crescimento das áreas urbanas envolvidas”, declarou o presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes.

Próximos passos

A EMTU/SP, em conjunto com as prefeituras, definirá um plano de trabalho para discutir o traçado e o processo de execução das obras; contratará os projetos de engenharia e ambiental do primeiro trecho, além de definir propostas da modelagem econômico-financeira do projeto (concessão ou PPP) para apresentação ao Conselho do PED Programa de Desestatização do Estado.

Os estudos ambientais

A obra do primeiro trecho (Campinas, Hortolândia e Monte Mor), deve começar em janeiro de 2006, onde serão construídos um terminal em Campinas, dois em Hortolândia e a realização de reforma do terminal em Monte Mor, além da implantação de estações de transferência.
Os estudos ambientais começaram em dezembro e terminam nos próximos dias. A demanda estimada nesse trecho é de 1,2 milhão de passageiros por mês.

A estimativa é de que sejam transportados pelos 37 quilômetros do novo sistema 2,4 milhões de passageiros por mês, considerando também os trechos 2 (Hortolândia, Sumaré e Nova Odessa) e 3 (Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara D´Oeste).

Em agosto de 2003 os estudos apontavam para um custo de R$ 122 milhões para o projeto completo (infra-estrutura e material rodante). Com a contratação dos projetos de engenharia o custo do investimento será melhor avaliado.

Assessoria Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos
C.A.