EMTU: Orcas começam a circular nesta semana em quatro novas linhas intermunicipais

Linhas funcionarão, em caráter experimental, por dois meses

seg, 15/09/2003 - 11h39 | Do Portal do Governo

A partir desta semana, 100 Operadores Regionais Coletivos Autônomo (Orcas) começarão a operar em ligações metropolitanas da sub-região Sudeste da Grande São Paulo. Desse total, 87 Orcas receberam no último sábado, dia 13, o regulamento de prestação de serviços especiais do transporte complementar metropolitano da RMSP e o Certificado de Registro de Operação – CRO definitivo.

Contratados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), esses Orcas atenderão ligações metropolitanas envolvendo as cidades de São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André, Mauá e São Paulo.

Os operadores, que utilizam veículos de menor porte (como vans e microônibus), circularão em quatro novas linhas intermunicipais criadas pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, com base em estudos técnicos realizados pela EMTU: São Bernardo do Campo (Jordanópolis) – São Paulo (Pq. Dom Pedro II), Diadema (Jd. Campanário) – São Paulo (Ipiranga), Santo André (Centro) – São Paulo (Largo da Concórdia) e Mauá (Jardim Adelina) – São Bernardo do Campo (INSS).

Segundo o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, essas linhas funcionarão, em caráter experimental, por dois meses. ‘Durante esse período, a EMTU acompanhará o serviço com o objetivo de fazer ajustes necessários, como, por exemplo, saber se o número de veículos e o intervalo estão de acordo com a demanda’, explica Lopes.

Orcas em outras regiões

A EMTU também está viabilizando a contratação de mais 219 Orcas, que irão circular em ligações metropolitanas das sub-regiões Sudoeste, Oeste, Norte, Nordeste e Leste da Região Metropolitana de São Paulo. Na sexta-feira, dia 12, foi realizada a sessão pública para que uma parte desses Orcas pudesse escolher os serviços metropolitanos onde irão atuar.

Nesta segunda-feira 15, serão realizadas mais duas sessões. Após a escolha dos serviços, os 219 Orcas deverão apresentar a documentação necessária e seus veículos passarão por vistoria definitiva. Desse total, 60 serão contratados por empresas operadoras e o restante pela EMTU.

Além da contratação de 319 Orcas (incluindo os 100 da sub-região Sudeste), está em fase de estudo a criação de linhas e/ou serviços para absorver mais 59 Orcas. Ao viabilizar a contratação de um total de 378n Orcas, a EMTU concluirá a implantação do projeto Orca na Grande São Paulo. Atualmente, existe na Região um total de 647 Orcas, dos quais 245 estão operando em ligações metropolitanas das sub-regiões Sudoeste, Nordeste e Oeste. Outros 24 atuam no serviço especial Ponte Orca, que liga ponto a ponto estações do Metrô e da CPTM.

Da Assessoria de Imprensa da EMTU

(AM)