EMTU, Metrô e CPTM atendem gratuitamente mais de 187 mil portadores de deficiência

Acessibilidade nos meios de transporte é um dos temas da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação e Inclusão

qui, 24/04/2003 - 12h24 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos


As redes do Metrô, da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), atendem, juntos, mais de 187 mil usuários portadores de deficiência, que são transportados gratuitamente. Desse total, a maior parcela (30%) utiliza somente os ônibus da EMTU, sendo que o restante está distribuído da seguinte forma: 24%, EMTU+Metrô; 20%, apenas Metrô; 9%, EMTU+CPTM+Metrô; 8%, somente CPTM; 4%, Metrô+CPTM e 4%, CPTM e EMTU.

Esses dados fazem parte de um levantamento que será apresentado durante a palestra ‘O estado da arte da acessibilidade nos transportes públicos metropolitanos’, por Joaquim Lopes, atual presidente da EMTU e ex-chefe de Gabinete da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, na II Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação e Inclusão, que começou nesta quinta-feira, dia 24, e termina no próximo domingo dia 27, no Centro de Exposição do Imigrante, na Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5.

Realizado pela EMTU, o estudo revela ainda que, dos 187 mil portadores de deficiência, cerca de 63% utilizam os três meios de transporte por motivo de saúde (para realizar tratamento médico). Outra informação constatada pelo levantamento é que a renda média individual dessas pessoas está em torno de 1 a 3 salários mínimos, enquanto que a renda familiar fica entre 3 e 4 salários mínimos.

A palestra do representante da STM, que será realizada no próximo domingo, dia 27, às 13 horas, abordará também os benefícios oferecidos, atualmente, pelo Metrô, CPTM e EMTU aos usuários portadores de deficiência, assim como as melhorias previstas nos três sistemas.

Ônibus com piso baixo

Durante os quatro dias do evento, estará em exposição, no estande da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), o ônibus com a tecnologia low floor (piso baixo), que garante melhor acessibilidade aos usuários do Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara, gerenciado pela EMTU. A Metra, operadora do corredor, adquiriu cinco ônibus com piso baixo, dos quais dois estão em fase final de preparação para serem incluídos no sistema.

No estande da STM, os participantes da Reatech poderão conhecer também uma van adaptada para o projeto Integrando, que tem como objetivo propiciar um serviço especial de transporte metropolitano na Grande de São Paulo para pessoas portadoras de deficiência física com grave comprometimento de mobilidade. O veículo possui elevador e dispositivos internos que garantem a segurança do usuário com cadeira de rodas.

Além disso, a STM e suas empresas, juntamente com o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência e outras cinco Secretarias de Estado, estarão com representantes à disposição dos visitantes da feira para informar e esclarecer dúvidas sobre acessibilidade. Serão fornecidos materiais explicativos, como informativos e mapas, além de um guia em Braile do Metrô.

Linha especial

A EMTU criou um serviço especial para transportar as pessoas portadoras de deficiência até o local da feira (Centro de Exposições Imigrantes). O serviço será operado por um ônibus com a tecnologia low entry, dotado de um mecanismo conhecido como sistema de ‘ajoelhamento’, que abaixa a parte dianteira do veículo para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros.

A linha, que estará funcionando durante os quatro dias do evento (de 24 a 27), partirá da plataforma A do Terminal Metropolitano Jabaquara, ao lado da estação do Metrô, onde haverá auxiliares operacionais para orientar e ajudar os usuários.

Hoje e amanhã, dias 24 e 25, a linha especial circulará das 7h30 às 22h. Nos dias 26 e 27, a operação começará às 7h e terminará às 21h. O intervalo médio entre os ônibus será de 25 minutos. No local do evento, haverá uma baia exclusiva, em frente à entrada e à saída principais do Pavilhão.

SERVIÇO
Evento: 24 a 27 de abril de 2003 **Palestra: 27/04/03 Domingo, dia 27 de abril (13 horas)
Local: Centro de Convenções Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo

(AM)