EMTU: Estado e Prefeitura avançam no acordo sobre circulação das linhas metropolitanas

Oito linhas da EMTU, que ligam Embu Guaçu e Itapecerica com a Capital, irão circular em itinerários alternativos

ter, 17/08/2004 - 10h41 | Do Portal do Governo

Em reunião realizada ontem, dia 16 de agosto, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo definiram as primeiras medidas com relação à circulação das linhas metropolitanas (gerenciadas pelo Estado por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU) no corredor Jd Ângela-Guarapiranga-Santo Amaro. Essa foi a segunda reunião após medida adotada pela Prefeitura, alterando o itinerário das linhas metropolitanas da região e impedindo que as mesmas circulassem neste Corredor.

A partir do dia 23 de agosto, as oito linhas da EMTU/SP, ligando os municípios de Embu Guaçu e Itapecerica da Serra com a Capital, irão circular em itinerários alternativos, que serão divulgados para os usuários na próxima quinta-feira, dia 19. Até o próximo domingo, dia 22, essas linhas passarão pelo Corredor da Prefeitura, pelo lado direito, como está ocorrendo atualmente.

Além disso, ficou definido que a EMTU/SP irá criar, no dia 6 de setembro, uma linha troncal (linha de alta freqüência com alto índice de carregamento), fazendo a ligação entre o Jardim das Oliveiras, em Itapecerica da Serra, e os bairros de Santo Amaro, São Judas, em São Paulo, passando pelos corredores municipais (Guarapiranga, Santo Amaro e Ibirapuera). Para isso, a frota de ônibus será adaptada, passando a ter portas do lado esquerdo.

Ao mesmo tempo, também será criada outra linha, entre o Jd. Crispim, em Itapecerica da Serra, e o Terminal Jd.Ângela. Desta forma, a partir do dia 6 de setembro, o usuário terá duas opções: seguir direto com a linha metropolitana até São Judas ou Santo Amaro, ou, ainda, fazer transbordo para as linhas municipais existentes no terminal Jd. Ângela. ‘Com essas medidas, o usuário irá economizar tempo e dinheiro e terá maior acessibilidade no sistema de transporte metropolitano’, observa Joaquim Lopes, presidente da EMTU/SP.

Da Assessorias de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos

(AM)