EMTU: Empresa participa de Fórum sobre transporte e emissão de gases

Desde janeiro deste ano, a EMTU avalia o desempenho de três protótipos do ônibus híbridos

seg, 01/12/2003 - 12h58 | Do Portal do Governo

O Gerente de Desenvolvimento da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, Marcio Schettino, participa nesta terça-feira, dia 2, no Hotel Mercure Jardins, do I Fórum de Redução de Emissão de Gases em Transportes e Programa de Inspeção Veicular promovido pelo Ministério dos Transportes, em conjunto com o Departamento Nacional de Trânsito e Agência Nacional do Petróleo. O tema da sua exposição é ‘Tendência de motores eficientes para transporte de carga e passageiros do futuro’.

O engenheiro falará sobre o estágio da tecnologia e das perspectivas do Veículo Elétrico Híbrido e do Gás Natural;  o estágio da célula de combustível  a hidrogênio e aproveitamento desse combustível no Brasil e no Mundo; e  tendências para o setor de transporte de carga e de passageiros.

Experiência

A Gerência de Desenvolvimento da EMTU avalia desde janeiro deste ano o  desempenho de três protótipos do ônibus híbridos que operam no Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, o que demonstra a sintonia da política da empresa com a política internacional  de buscar alternativas energéticas mais eficientes e que diminuam os níveis de emissão na atmosfera.

A EMTU já participa do Projeto de desenvolvimento do Ônibus Híbrido com o apoio técnico para  a definição da metodologia  de análise dos testes que serão realizados com ônibus urbanos na cidade de São Paulo. Esses estudos têm o apoio financeiro da The William and Flora Hewlett Foundation e envolve a participação de diversas secretarias e gerenciadoras do nível de governo estadual e municipal ligadas ao transporte e meio ambiente.

Célula de Combustível a Hidrogênio

Há outro projeto em curso na EMTU que confirma esta política da empresa. O ônibus movido a célula de combustível a hidrogênio, desenvolvido em conjunto com  Ministério das Minas e Energia  e com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O programa prevê  a aquisição, operação e manutenção de oito ônibus movidos a célula de combustível a hidrogênio, uma estação de produção de hidrogênio por eletrólise para abastecimento dos ônibus e acompanhamento do desempenho dos veículos. Os ônibus serão testados no Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara durante quatro anos e deverão rodar um milhão de quilômetros nesse período. Com o teste operacional a EMTU pretende desenvolver um meio de transporte coletivo com emissão zero de poluentes.  

Da Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos