EMTU: Empresa implanta sistema de gestão administrativa e comercial

Novo sistema facilitará a troca de informações entre as áreas da empresa

seg, 03/11/2003 - 11h34 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) iniciou  a implantação do ERP – Benner (Enterprise Resource Planning), um moderno sistema de gestão Administrativa, Financeira e Comercial que facilitará a troca de informações entre as áreas de  Suprimentos, Recursos Humanos, Contabilidade e Financeira da empresa. Esta ferramenta foi assunto no Seminário Interativo para Aumento da Produtividade  de Empresas de Transporte, realizado nos dias 30 e 31/10.

O ERP foi adquirido em abril deste ano, quando começou a conversão dos antigos  bancos de dados. Este trabalho, que deve terminar em dezembro de 2003, propiciará informações mais segurança e qualidade, já que passarão a fazer parte de apenas um sistema. Esta ferramenta possibilitará a eliminação de retrabalhos e arquivos paralelos, além da agilidade na obtenção dos dados e a desburocratização da circulação de documentos na EMTU.

Mais de 70 empregados estão em  treinamento para utilizar o ERP e na primeira quinzena de novembro começam os ajustes finais nas áreas envolvidas para a utilização efetiva do novo sistema de gestão. A partir de 2004, as unidades da EMTU instaladas nas Regiões Metropolitanas da  Baixada Santista e de Campinas passarão a utilizar o ERP.

GESTEC, um produto da EMTU

Outro programa em curso desenvolvido pelo Departamento de Sistemas e Informação da EMTU é o GESTEC – Gestão Técnica – um sistema corporativo de informações direcionado para as áreas técnicas  de transporte. A vantagem deste sistema também é centralizar as informações da linha, como a programação horária e de frota,  em uma única base de dados, o que agilizará os trabalhos de toda a equipe técnica. Essa facilidade na obtenção das informações para a fiscalização e programação do sistema se refletirá na qualidade do serviço prestado à população.

O GESTEC alimentará automaticamente o sistema ERP com as  informações exclusivas à área Financeira da EMTU para efeito de ressarcimento ou pagamentos a serem efetuados pela empresa. O ERP será a  fonte da Gerência de Controladoria Financeira  para calcular de maneira mais rápida e segura as receitas e despesas da empresa.

Da Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos