EMTU: Empresa faz pesquisas para melhoria do transporte metropolitano

Especialistas do Departamento de Projetos avaliam os resultados de uma maneira abrangente

qua, 18/02/2004 - 11h39 | Do Portal do Governo

O Departamento de Projetos e Pesquisa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP está trabalhando com os dados obtidos na pesquisa de Imagem do Transporte Público, promovida anualmente pela ANTP –  Associação Nacional de Transportes Públicos, concomitantemente com o Programa IQT – Índice de Qualidade do Transporte – IQT, desenvolvido pela empresa, na busca pela melhoria do serviço prestado aos usuários do sistema intermunicipal da Região Metropolitana de São Paulo.

Da pesquisa da ANTP, os especialistas do Departamento de Projetos da EMTU/SP avaliam os resultados de uma maneira mais abrangente, até porque os trabalhos se fundamentam na figura do chamado ‘usador’, termo empregado pela Associação para identificar os usuários que usaram o sistema nos últimos três meses.

Na opinião de Rogério Belda, vice presidente da ANTP, o ‘usador’ é aquele que passou pela experiência de usar o transporte coletivo e sua avaliação não pode ser ignorada.

Programa IQT – Índice de Qualidade do Transporte

Os especialistas na EMTU/SP, no entanto, defendem também a divulgação dos resultados da pesquisa da ANTP com os clientes habituais e o programa IQT é um trabalho voltado para este púbico específico. As entrevistas com esses usuários servirão para definir o Índice de Qualidade de Satisfação do Cliente e possibilitará melhor avaliação e conhecimento do Transporte Metropolitano sobre Pneus na RMSP.

A intenção da EMTU/SP é adotar ações com base nos resultados obtidos nas pesquisas, a exemplo do SETPESP, sindicato das empresas de ônibus das Regiões Metropolitanas de São Paulo, que também se fundamentou na pesquisa da ANTP para lançar a campanha de melhoria da imagem do transporte intermunicipal, diante da queda da aprovação dos usuários, entre 2000 e 2002, de 74% para 65%.

Ações estratégicas

A campanha, que envolveu a  elaboração de cerca de 20 peças publicitárias que valorizavam o transporte por ônibus e que usou o próprio veiculo para passar a mensagem aos usuários e à população em geral, apresentou resultados positivos. Conforme a última pesquisa divulgada em 2003, os números foram revertidos de 65% para 69% de aprovação.      

Assim como o SETPESP, a EMTU/SP se fundamenta na mesma concepção da frase ‘conhecimento e informação só tem valor quando geram ações estratégicas’, de Sergio Azevedo, autor da publicação Guia do Valor Econômico de Marketing, para fazer valer o trabalho intensivo  de campo junto aos usuários do transporte intermunicipal na Região Metropolitano de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

(AM)