EMTU: Empresa convoca Audiência Pública para concessão de linhas metropolitanas

Convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta quinta-feira, dia 27

sex, 28/01/2005 - 8h17 | Do Portal do Governo

Foi publicada nesta quinta-feira, dia 27, no Diário Oficial do Estado, conforme a Lei Federal 8.666/93, convocação para Audiência Pública para o processo de concorrência das concessões do serviço de transporte intermunicipal por ônibus na Região Metropolitana de São Paulo, coordenado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP).

O evento será no dia 16 de fevereiro, às 10 horas, no Instituto de Engenharia, localizado na Av. Dante Pazzaneze, 120 – Vila Mariana – São Paulo. Na ocasião serão prestadas as informações pertinentes às licitações referentes à concessão onerosa para a operação do Serviço Regular de Transporte Intermunicipal de Passageiros e demais sistemas de baixa e média capacidades.

A previsão é de que as concessões sejam realizadas por área de atuação, envolvendo os 38 municípios mais a capital paulista, por onde circulam 4 mil ônibus distribuídos em cerca de 600 linhas que transportam diariamente em torno de 1,4 milhão de passageiros por dia. Em cada área deverá operar um consórcio de empresas que será responsável pelo transporte dos usuários metropolitanos de forma mais racional, de acordo com a definição dos parâmetros fixados para manter o nível do serviço (indicadores de qualidade, de confiabilidade etc).

A vantagem da concessão dos serviços é a obrigação da concessionária de acompanhar o desenvolvimento da área operada por ela, devendo sempre cumprir os indicadores determinados. Assim, o nível de serviço deve ser o mesmo com o surgimento de pólos geradores de demanda, como um conjunto habitacional ou um shopping center.

IQT – Índice de Qualidade do Transporte

No processo de concessão dos serviços das linhas de ônibus metropolitanas está incluído o Programa IQT – Índice de Qualidade do Transporte. Trata-se de uma importante ferramenta de gestão que será utilizada pela EMTU/SP para identificar os aspectos positivos e negativos dos serviços prestados pelas futuras concessionárias. Os índices que compõem o IQT são ligados à operação, qualidade da frota, satisfação do cliente (registros de entrevistas com os usuários) e situação econômico-financeira. Futuramente será incluído no programa o índice de Responsabilidade Social das concessionárias.

Assessoria de Imprensa – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

(LRK)