Empresários italianos têm interesse de investir no Estado São Paulo

nd

sáb, 13/04/2002 - 10h15 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo está na mira de pequenos e médios empresários italianos. Eles querem investir, seja com instalações próprias ou por joint-ventures, em Estados brasileiros com boa oferta de infra-estrutura.

A informação foi dada pelo embaixador do Brasil em Roma, Andrea Matarazzo, que esteve reunido com o governador Geraldo Alckmin na tarde desta sexta-feira, dia 12. ‘São Paulo dispõe disso e tem forte influência da cultura italiana, aumentando sua afinidade com aquele país’, observou.

Matarazzo, que assumiu a Embaixada em dezembro passado, disse que mostrou a Alckmin as possibilidades e afinidades de São Paulo com as atividades italianas de pequeno e médio porte.

Ele informou que entre diversas empresas interessadas em se instalarem, sobretudo no interior do Estado, estão do setor de couros (malas e bolsas), mobiliário (montagem e acabamento), acessórios para automóveis e confecção.

O embaixador não precisou o número de empresários interessados pelo Brasil, mas informou que a Itália está em franco processo de formalização das micro e pequenas empresas, que no passado atuavam mais na informalidade. ‘Acho que o potencial existente é enorme e essas empresas têm grande capacidade de transferência de tecnologia’, comentou.

Além do panorama dado sobre a Itália, Matarazzo conversou com Alckmin sobre a possibilidade de levar alguns secretários estaduais para apresentar o Estado de São Paulo às entidades de classe daquele país.

O próximo passo, disse ele, será combinar com os secretários Rui Altenfelder (Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico) e Jacques Marcovitch (Economia e Planejamento) a elaboração de uma agenda dessa apresentação para empresários de Roma, Milão e demais cidades italianas.

‘Existe um programa interessante de atração de micro e pequenas empresas em Ribeirão Preto, por exemplo, que devemos detalhar nessa exposição’, comentou Matarazzo. Ele estima que mais de 100 empresas italianas estejam estabelecidas no Brasil, a maioria de grande porte e entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Gislene Lima