Empresa portuguesa vai construir termoelétrica em São Paulo

Usina será instalada em Araraquara e terá capacidade de 550 megawatts

ter, 12/11/2002 - 17h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, dia 12, em Lisboa, Portugal, que a Empresa de Eletricidade Portuguesa (EDP) vai construir uma usina termoelétrica movida a gás natural em Araraquara.

A informação foi divulgada pelo presidente da EDP, Fernando Noronha Leal, durante um descontraído café da manhã, realizado no Hotel Meridien, em Lisboa, reunindo o governador e diversos dirigentes de empresas portuguesas que têm investimentos no Brasil.

A usina terá capacidade de 550 megawatts e custará US$ 450 milhões. Segundo Alckmin, a EDP fará o anúncio oficial assim que o Estudo de Impacto Ambiental estiver concluído e as tarifas definidas, uma vez que a compra do gás é feita em dólar.

No encontro, em que estava presente o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, o governador fez uma explanação sobre as propostas de Governo do seu próximo mandato, onde as prioridades serão a criação de empregos e a educação para o trabalho. Em resposta, os empresários renovaram a confiança em São Paulo, sinalizando com novos investimentos no Estado.

À tarde, Alckmin esteve na Associação Industrial Portuguesa, onde o presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu o título de presidente honorário da entidade, numa solenidade que reuniu mais de 200 empresários. Em seguida, participou da inauguração da exposição comemorativa do centenário de nascimento de Juscelino Kubitschek. À noite, o governador embarcou de volta ao Brasil.

Simão Molinari