Emprego: Trabalho realizado pela Secretaria do Emprego viabiliza contratação de deficientes pelo set

nd

qua, 05/06/2002 - 11h00 | Do Portal do Governo

Várias empresas do setor hoteleiro estão se mostrando interessadas na contratação de pessoas deficientes. Isso está ocorrendo devido ao intenso trabalho realizado pelo Programa de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência no Mercado de Trabalho(Padef) da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (Sert), junto a estas empresas.

Procurando inserir o maior número de pessoas com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho, o Padef conseguiu colocar profissionais em hotéis como o Nikkey Palace, Mercury e o Sheraton Mofarrej. O Sheraton Mofarrej contratou dois deficientes para as funções de ajudante de confeitaria e operador de telefonia bilíngue.

Neste ano, até abril, o PADEF atendeu 650 portadores de deficiência, dos quais 187 conquistaram uma colocação. Desde 1995, quando foi criado o programa, foram atendidos 11.349 trabalhadores, dos quais 1.925 foram inseridos no mercado. O Padef foi um dos 20 programas que conquistaram o prêmio Gestão Pública e Cidadania, da Fundação Getúlio Vargas, para o qual concorreram 756 projetos. O Padef treina os trabalhadores e as empresas para recebê-los, por meio de assessoria técnica quanto à legislação, estrutura física do ambiente de trabalho e análise de funções. São centenas as empresas assessoradas pelos técnicos do programa. Algumas delas, como a Natura, iniciaram a contratação de portadores de deficiência com o Padef e, com base na orientação recebida, criaram sua própria estrutura.