Emprego: Sert realiza formatura de integrantes das Frentes de Trabalho de Taubaté

Evento será realizado nesta quarta-feira

ter, 28/05/2002 - 15h42 | Do Portal do Governo

Mais 297 trabalhadores que integram o Programa Frentes de Trabalho da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) recebem o certificado de conclusão nesta quarta-feira, dia 29, às 15 horas, na ETE Martin Luther King. O grupo passou por cursos de habilidades no Centro Educacional e Tecnológico Paula Souza.

Essa turma faz parte de um contingente de cerca de 27 mil pessoas engajadas nas Frentes de Trabalho. Este Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (Pead) beneficia trabalhadores desempregados na região metropolitana de São Paulo.

A proposta do programa é reintegrar o trabalhador de forma objetiva ao mercado de trabalho por meio de atividade produtiva e cursos de qualificação profissional.

Os bolsistas são designados para trabalhar em atividades ligadas às Secretarias Estaduais por nove meses, sendo quatro dias da semana destinados ao trabalho e o quinto dia para cursos de habilidades básicas, de gestão e habilidades específicas com opções que vão de auxiliar de cozinha, eletricista básico de instalação, encanador, cabeleireiro, entre mais de 60 opções, desenvolvidas por instituições educacionais e sindicatos.

Cada participante das Frentes de Trabalho recebe uma bolsa-auxílio de R$ 190 mensais, cesta-básica, auxílio-deslocamento, quando for necessário, e seguro contra acidentes pessoais.

Os bolsistas são pessoas desempregadas há no mínimo um ano, maiores de 17 anos, residentes há pelo menos dois anos no Estado de São Paulo, que tenham maiores encargos familiares, com mais idade e mulheres arrimo-de-família.

Desde a implantação das Frentes de Trabalho, em junho de 1999, já foram atendidas 146.289 pessoas. Para a manutenção do programa, o Governo do Estado destinou mais de R$ 256 milhões. Hoje existem 3.800 Frentes de Trabalho em atividade.

Os PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) são a porta de entrada para as Frentes de Trabalho. Neles são feitas as inscrições e a seleção dos interessados em participar do programa.

Data: Quarta-feira, dia 29
Local: ETE Martin Luther King – Rua Apucarana, 815 – Tatuapé, Capital.
Horário: 15 horas