Emprego: Sert convoca 836 pessoas para atuar nas frentes de trabalho temporário

Atividades desenvolvidas são de interesse da comunidade

sex, 06/12/2002 - 11h18 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) convocou 836 pessoas para atuar nas frentes de trabalho temporário da região metropolitana da Capital. Elas irão participar de atividades durante nove meses nos municípios de Diadema, Santo André, São Paulo e Taboão da Serra.

As atividades desenvolvidas são de interesse da comunidade, como pintura e manutenção de escolas, pequenos consertos, limpeza de parques e jardins etc. A relação dos selecionados foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 4.

Os trabalhadores devem comparecer aos postos da Sert para os quais foram convocados. Caso preencham os requisitos, começam a trabalhar no dia seguinte. A ocupação temporária amplia a chance de retorno ao mercado de trabalho, oferece bolsa auxílio de R$ 210, cesta básica, curso de qualificação, seguro contra acidentes de trabalho e auxílio para deslocamentos, quando necessário. Os selecionados serão contratados para exercer suas funções em locais próximos à residência.

Em novembro de 2001, a Sert recebeu 600 mil inscritos. Desse total, 24 mil estão trabalhando e há 500 mil na fila de espera. Ao expirar um contrato temporário, os remanescentes da lista serão chamados. Não há previsão de novos cadastramentos.

No processo de seleção, os critérios adotados são os seguintes: estar há 12 meses desempregado, ser maior de 17 anos e residir no Estado há dois anos. Na lista de espera, a preferência foi para os mais necessitados, ou seja, os mais idosos e os com maior número de dependentes.

Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e Agência Imprensa Oficial