Emprego: Sert conclui segunda etapa do projeto Meu negócio é turismo em Brotas

Objetivo é formar multiplicadores na área turística, capazes de possibilitar ações e articulações na região

ter, 10/06/2003 - 11h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert) concluiu, dia 28, a segunda etapa do projeto Meu negócio é turismo, no município de Brotas, Interior de São Paulo. A iniciativa integra o Programa Estadual de Qualificação e Requalificação Profissional (PEQ) da administração paulista.

O fechamento do encontro foi realizado no Camping Club Jacaré. Os representantes municipais apresentaram os resultados de levantamentos realizados na região. Compareceram também gerentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Eles mostraram as linhas de crédito voltadas para o turismo, do Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger).

O projeto Meu negócio é turismo envolve 11 cidades da região de Brotas e foi dividido em três etapas: presencial, onde os participantes receberam instruções básicas (duração de 20 horas); reconhecimento do potencial turístico da região, onde foi feito um levantamento dos calendários festivos, do histórico arquitetônico e dos artesanatos típicos de cada município (duração de 25 dias); e a última, do Fórum Regional do Turismo, a ser realizada em agosto em Barra Bonita.

Segundo a coordenadoria do PEQ, o objetivo é formar multiplicadores na área de turismo. Eles serão capazes de estabelecer uma política regional de desenvolvimento turístico e possibilitar ações e articulações entre as cidades envolvidas.

O programa de requalificação profissional

A Sert elabora anualmente planos municipalizados de qualificação profissional. Têm a participação de comissões de emprego municipais e estaduais, que delimitam as metas e cursos de reciclagem a serem oferecidos, conforme a realidade e possibilidade de cada cidade. Os cursos são gratuitos e têm por objetivo preparar e recapacitar os trabalhadores para as novas exigências do mercado.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Sert

(AM)