Emprego: Sert abre 6.237 vagas para cursos de qualificação profissional

Interessados devem procurar os Postos de Atendimento do Trabalhador

ter, 14/01/2003 - 10h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) cria 6.237 vagas para cursos de formação e qualificação profissional em parceria com diversas instituições em todo o Estado. Os treinamentos têm como público-alvo desempregados ou aqueles em risco de desemprego, mulheres chefes de família, jovens em busca do primeiro emprego, microempreendedores rurais e pessoas sem ocupação e visam a garantir a manutenção ou reingresso no mercado de trabalho.

Os interessados devem procurar os Postos de Atendimento do Trabalhador (PAT) e preencher ficha de inscrição. Aqueles que já se cadastraram em PATs informatizados e declararam ter interesse em participar dos cursos de qualificação não precisam inscrever-se, pois serão convocados pelas instituições conveniadas, de acordo com as vagas disponíveis. Trabalhadores que estão vivendo do seguro-desemprego ou na informalidade, autônomos, associados, cooperados e autogeridos têm prioridade em participar dos treinamentos.

Parcerias

A Sert firmou parcerias com o Instituto de Estudos e Pesquisas dos Trabalhadores no Setor Energético (315 vagas), Programa de Ação e Educação (2.050), Associação dos Empreendedores do Grande ABC (460), Federação Nacional dos Técnicos Industriais (480), Associação dos Bibliotecários Municipais de São Paulo (390) e Instituto da Qualidade e Formação para o Trabalho (2.542).

Os convênios estão publicados no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, dia 14. Essas parcerias prevêem cooperação técnica e financeira para a execução de atividades inerentes à qualificação profissional, no âmbito do Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (Planfor) e do Plano Estadual de Qualificação (PEQ).

São mais de 80 cursos em diversas áreas, como artesanato, agricultura, culinária, construção civil, confecção, idiomas, informática, serviços de escritório, turismo, telemaketing, vendas e atendimento ao cliente.

Sirlaine Aiala
Da Agência Imprensa Oficial

A.M.