Emprego: Secretaria utiliza CD-ROM e internet para democratizar o conhecimento

Programa de Ensino a Distância oferecerá 17 cursos

seg, 15/09/2003 - 9h31 | Do Portal do Governo

Partindo-se da premissa que se pode combater a fome e a violência com emprego, e que para se ter um trabalho qualificado é necessário investir em capacitação profissional, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) vem desenvolvendo há dois anos o Programa de Ensino a Distância, com a proposta de oferecer mais um canal para a obtenção do conhecimento.

O objetivo é tornar disponíveis, gratuitamente, com a utilização de CDs e recursos de internet, 17 cursos nas áreas de gestão administrativa, financeira, de pessoas e também em educação de adultos tanto para cooperativas como para empresas de autogestão, pequenos empreendimentos e agentes comunitários de desenvolvimento social e econômico.

Três cursos estão prontos para começar, falta apenas a compra de um servidor para hospedar o programa. Segundo o gerente técnico-administrativo, Carlos de Assis, parceria com a Universidade Mondragon, Espanha, vai desenvolver o projeto e capacitar a equipe da secretaria na criação do programa.

Pioneirismo

Assis informa que a Mondragon é uma das maiores cooperativas do mundo com mais de 80 mil associados. Reúne mais de 15 instituições educacionais, entre elas a universidade, pioneira no desenvolvimento de ensino a distância. “Parte do treinamento foi realizado na Espanha e lá pudemos conhecer cooperativas e centros de pesquisa”, conta Carlos.

“A intenção é expandir a cultura da educação cooperativista, inclusive dentro de cooperativas, ressaltou Alessandro Garcia, um dos tutores do projeto. Baseado no modelo construtivista, dispensa a figura do professor e entra em cena o tutor, profissional que atua no suporte de dúvidas e acompanhamento do grupo.

O processo é simples: o aluno se inscreve em um dos cursos, participa da primeira aula chamada de presencial – porque acontece em local físico – e recebe um CD-ROM com o conteúdo do curso escolhido, “mas, se ele não puder comparecer, enviaremos pelo correio.”

A educação a distância possibilita atender aos empreendimentos espalhados por todo o Estado, em especial permite a democratização do saber em localidades em que as pessoas não têm acesso a cursos de gestão de empreendimentos.

No CD-ROM, o estudante encontra uma série de atividades que devem ser desenvolvidas. Tudo explicado passo-a-passo de forma didática. Essas atividades serão enviadas por meio da plataforma web ao tutor responsável por esclarecer dúvidas dos alunos.

Como atividades de reforço estão previstos fóruns de discussão e reuniões via Internet (em salas de bate-papo).

Cada curso tem duração média de 45 horas. Ao final, será emitido certificado a todos que realizarem as atividades do CD-ROM, como também participarem dos fóruns e salas de bate-papo.

Os cursos estão disponíveis no site www.emprego.sp.gov.br. Podem ser formados grupos conforme o interesse. “Estudamos todas as possibilidades de facilitar e democratizar o acesso à informação”, garante.

Cursos oferecidos

O Programa de Ensino a Distância oferecerá 17 cursos. Três estão prontos, aguardando apenas a compra do servidor. São eles: Empreendedorismo e geração de renda – Análise de oportunidades; Negociação e resolução de conflitos; e Avaliação do aprendizado de adultos.

Os demais são:
– Como elaborar um plano de empresa (módulos I e II)
– Bases do cooperativismo: Valores e desenvolvimento
– Como se gestiona uma empresa cooperativa (módulos I e II)
– Gestão econômica da cooperativa: finanças, investimentos e análise de custos (módulos I e II)
– Planejamento estratégico da gestão anual da cooperativa
– Planejamento de marketing e marketing estratégico
– Gestão de equipes
– Gestão de projetos cooperativos e de empreendedorismo
– Modelos pedagógicos para a intervenção educativa com adultos
– Teorias pedagógicas aplicadas à educação de adultos
– Metodologias didáticas na educação de adultos e sua gestão
– Desenvolvimento de atividades e materiais para a formação de adultos.

SERVIÇO
Outras informações pelos telefones: (0xx11) 3311-1237 / 1383 / 2655 / 2630

Joice Henrique
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)