Emprego: Secretaria comemora o 4º ano do Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho

No evento foi apresentado um vídeo institucional com as características do programa e os resultados alcançados

seg, 21/06/2004 - 18h11 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) realizou nesta segunda-feira, dia 21, no Palácio dos Bandeirantes, evento comemorativo do 4º aniversário do programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho.

Na oportunidade foi apresentado um vídeo institucional com as características do programa e os resultados alcançados. Nos quatro anos do programa, foram encaminhados mais de 250 mil alunos para seleção nas 11.552 instituições parceiras, sendo que mais de 51 mil alunos foram beneficiados com a bolsa estágio. O vídeo ainda exibiu depoimentos de instituições parceiras e de jovens que participaram do programa. Uma ex-participante do programa destacou que ‘ficou mais fácil arrumar emprego após o estágio, porque hoje tenho experiência para contar’.

O programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho é coordenado pela Sert e executado em parceria com a Secretaria da Educação e Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, com instituições da iniciativa privada e Prefeituras Municipais.

O objetivo do programa é oferecer bolsas estágio para alunos de 16 a 21 anos do ensino médio regular das escolas públicas estaduais e proporcionar ao estudante a vivência das relações do mundo do trabalho, como também agregar novos valores a sua formação.

O valor mínimo da bolsa-estágio é de R$ 130,00 e o Governo do Estado participa com R$ 65,00 desse valor, mais o seguro de vida e de acidentes pessoais. A instituição parceira se responsabiliza pelo pagamento do complemento da bolsa-estágio de acordo com a carga horária, que pode ser de 4, 5 ou 6 horas diárias, além do vale-transporte.

Na cerimônia, o secretário Francisco Prado falou do entusiasmo do governador Geraldo Alckmin com o programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho e da ‘certeza que vamos crescer para superar os vícios históricos de nossa formação social’.

Foram homenageadas as instituições parceiras Allergan Produtos Farmacêuticos, Banco Itaú, Banco Nossa Caixa, Club Athlético Paulistano, Instituto Presbiteriano Mackenzie, TV Globo e Ri Happy Brinquedos. O Coral do Projeto Guri, do Internato Feminino Parada de Taipas, encerrou a solenidade.

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

M.J.