Emprego: Secretaria capacita equipe para Igreja Católica

É a primeira vez que a Sert desenvolve esse tipo de parceria

seg, 24/03/2003 - 16h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) concluiu na última quarta-feira, dia 12, o treinamento de toda a equipe de funcionários do CEAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador) e CBT (Centro Bizantino do Trabalhador) da Igreja Católica, que estará atuando nas duas unidades de atendimento ao trabalhador desempregado, Arsenal da Esperança e Centro Bizantino, a serem inauguradas no próximo mês.

Durante 15 dias, o setor de Treinamento e Acompanhamento das Ações do Sistema Público de Emprego da Sert transmitiu para 110 pessoas informações acerca das atividades desenvolvidas nos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) e Unidades de Atendimento, totalizando 80 horas de carga horária.

Na entrega dos certificados de conclusão do treinamento, o secretário do Emprego, professor Francisco Prado, valorizou a iniciativa da Igreja e o trabalho dos jovens formandos, ‘que terão a missão de atender o cidadão que, na condição de desempregado, deve ser tratado não como parte da estatística, mas como um ser singular, que busca resgatar sua dignidade’, disse.

Esteve presente à cerimônia representando a CNBB, o padre Lício Araújo Vale. ‘Depois da vida, o maior valor humano é a liberdade e, enquanto desempregado, depende-se de favores. Trabalhar nos torna livres, nos faz criativos’, enfatizou o padre.

É a primeira vez que a Sert desenvolve esse tipo de parceria. A Secretaria mantém 180 PATs no Estado de São Paulo, que oferecem, entre outros, o serviço de intermediação de mão-de-obra. No ano passado, os PATs colocaram 140.885 trabalhadores no mercado de trabalho.