Emprego: Qualificação Profissional aumenta as oportunidades do trabalhador

Desde 1996, cursos oferecidos pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho já beneficiaram mais de 1,5 milhão de pessoas

sex, 26/04/2002 - 11h02 | Do Portal do Governo

Os cursos do Programa Estadual de Qualificação Profissional vêm se tornando uma das oportunidades para o desempregado voltar ao mercado de trabalho. Desde 1996, mais de 1,5 milhão de trabalhadores foram beneficiados com cursos oferecidos pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

A copeira Nanci Francisca de Lima conseguiu dar um novo rumo na vida profissional após freqüentar o curso na área de turismo oferecido por uma das parceiras da Sert. Depois de trabalhar em gráfica, ela resolveu abrir um negócio próprio, mas as vendas não atenderam as expectativas e Nanci decidiu fazer o curso. Há seis meses no novo emprego, ela credita a
conquista da vaga graças ao curso de qualificação profissional. ‘O curso fez muita diferença. O meu currículo melhorou bastante’.

A mesma experiência de sucesso é compartilhada pelo porteiro Francisco Pereira de Carvalho, que conseguiu ser recontratado pela mesma empresa em que trabalhou. ‘O curso foi importante’, destaca.

O Programa de Qualificação e Requalificação Profissional é realizado em conjunto com entidades da sociedade civil (sindicatos, ONGs, associações de bairro) e escolas (Fundação Paula Souza, Senai, Senac, entre outras).

As Comissões Estaduais e Municipais de Emprego realizam estudos e definem cursos que atendam às necessidades de qualificação profissional dos trabalhadores de cada região ou município do Estado. Esses estudos são encaminhados à Secretaria do Emprego, que firma parcerias com entidades cadastradas para o desenvolvimento dos cursos reivindicados.

Os cursos atendem preferencialmente ao trabalhador desempregado ou que corre o risco de perder o emprego e socialmente excluídos, prevendo gastos com alimentação e fornecimento de vale-transporte.

O objetivo é a qualificação e reciclagem da mão-de-obra para facilitar o reingresso no mercado de trabalho ou preparar o trabalhador para ter seu próprio negócio.

O Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ/2001), atendeu em 2001 cerca de 365 mil trabalhadores com cursos de qualificação e capacitação profissional. O Governo do Estado ofereceu cerca de 3.500 cursos em 550 diferentes modalidades para 450 municípios.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho

Leia Também:

  • Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades participa da UD
  • Febem abre concurso para 1.738 vagas na Capital e Interior
  • Postos de Atendimento ao Trabalhador abrem 8.112 vagas para Região Metropolitana de São Paulo
  • Metrô abre concurso para técnico de segurança e enfermeiro do trabalho
  • Portadores de deficiência estão nas Frentes de Trabalho
  • Banco do Povo Paulista supera a marca de R$ 1,2 milhão em empréstimo para empreendedores de São Bernardo
  • PATs oferecem mais de 400 vagas para a Zona Norte