Emprego: Projeto Aprendendo a Aprender cria nova profissão

O intuito é qualificar pessoas para atuarem em atividades lúdicas dirigidas a entidades públicas e privadas

seg, 11/11/2002 - 18h49 | Do Portal do Governo

Pessoas que desenvolvem habilidades lúdicas, como contar histórias e animar crianças com brincadeiras de roda, agora podem se profissionalizar. Com a denominação de ludoeducadores, esses profissionais serão multiplicadores de ações educativas e sociais.

A iniciativa faz parte do projeto Aprendendo a aprender, resultado da parceria entre a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, do Estado e a Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA/Brasil). O resumo de convênio está publicado no Diário Oficial, Seção I, Poder Executivo.

O coordenador técnico, Hugo Capucci, comemora a realização do programa. “Com o Aprendendo a aprender surge uma nova profissão no mercado e abre muitas possibilidades de emprego. A sociedade está precisando dessa ação, uma forma de enfrentar a violência e o stress urbano”. Lembra que as atividades lúdicas funcionam como instrumentos de inclusão social.

Qualificação

O primeiro passo é a realização de curso de capacitação, com carga de 120 horas, para qualificar os futuros ludoeducadores. O treinamento inclui o aprendizado de técnicas de comunicação, habilidades com jogos educativos e brincadeiras de roda, para animar pessoas de todas as idades. Além disso, participam de aulas de expressão corporal e vocal e oficinas para desenvolvimento de habilidades manuais.

Os treinandos atuarão nos centros comunitários, hospitais, empresas, asilos, penitenciárias, entre outras instituições.

As inscrições para o curso estão abertas. São 60 vagas para pessoas de ambos os sexos com, no mínimo, 18 anos e ensino médio completo.

Psicólogos farão a seleção dos inscritos por meio de entrevistas e dinâmicas de grupo.


Serviço:

Os interessados em participar do curso devem dirigir-se ao Centro Experimental Público de Formação Profissional.
Rua Bactória, 38 – Jardim Vila Formosa – capital
Tel. 6101-3764

Viviane Santos
Da Agência Imprensa Oficial