Emprego: Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho completa quatro anos

Programa abrange os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo

qua, 05/05/2004 - 13h33 | Do Portal do Governo

O Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho completou no mês de Abril seu quarto aniversário e já beneficiou mais de 49 mil estudantes do ensino médio da Rede Pública de Ensino, através de mais de 11 mil empresas parceiras e Prefeituras Municipais da Região Metropolitana de São Paulo.

O Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho é um programa social do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e executado em parceria com a Secretaria da Educação e Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo e com empresas da iniciativa privada e Prefeituras Municipais. Tem a finalidade de ofertar bolsas estágio para alunos de 16 a 21 anos do Ensino Médio regular da Escolas Públicas Estaduais.

O objetivo do programa é oferecer ao estudante a vivência das relações do mundo do trabalho, por meio do aprendizado, adquirir habilidades específicas e agregar novos valores à sua formação. A empresa deverá possibilitar ao estagiário aprendizado em suas diversas áreas por intermédio da diversificação de atividades.

O valor mínimo da bolsa-estágio é de R$ 130,00 e o Governo do Estado participa com R$ 65,00 desse valor, com o seguro de vida e de acidentes pessoais. A empresa parceira se responsabiliza pelo pagamento do complemento da bolsa-estágio de acordo com a carga horária, que pode ser de 4, 5 ou 6 horas diárias, além do vale-transporte.

O Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho abrange os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.