Emprego: Programa Estadual de Qualificação Profissional abre 6.237 vagas para cursos

Interessados devem procurar os Postos de Atendimento do Trabalhador e preencher ficha de inscrição

ter, 14/01/2003 - 19h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) cria 6.237 vagas para cursos de formação e qualificação profissional em parceria com diversas instituições em todo o Estado.

Os treinamentos têm como público-alvo desempregados ou aqueles em risco de desemprego, mulheres chefes de família, jovens em busca do primeiro emprego, microempreendedores rurais e pessoas sem ocupação e visam a garantir a manutenção ou reingresso no mercado de trabalho.

Os interessados devem procurar os Postos de Atendimento do Trabalhador (PAT) e preencher ficha de inscrição. Aqueles que já se cadastraram em PATs informatizados e declararam ter interesse em participar dos cursos de qualificação não precisam inscrever-se, pois serão convocados pelas instituições conveniadas, de acordo com as vagas disponíveis.

Trabalhadores que estão vivendo do seguro-desemprego ou na informalidade, autônomos, associados, cooperados e autogeridos têm prioridade em participar dos treinamentos.

No ano passado o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) promoveu no Estado de São Paulo 310 diferentes cursos profissionalizantes que atenderam 60 mil treinandos.


Em 2002

Também em 2002 foram constituídos 104 convênios e contratos com instituições parceiras para a execução do programa. O PEQ desempenhou suas atividades com aproximadamente 21,36% dos valores liberados pelo Ministério do Trabalho em 2001, ou seja, R$ 10.449.334,00.

A previsão é de que o PEQ 2002 esteja totalmente concluído em todo o Estado até 15 de março de 2003.