Emprego: Programa Estadual de Qualificação forma 500 novos profissionais

Meta deste ano é formar mais de 350 mil trabalhadores

qua, 05/06/2002 - 14h12 | Do Portal do Governo

Programa atendeu 365 mil trabalhadores com cursos de qualificação e capacitação profissional em 2001

O Programa Estadual de Qualificação (PEQ), vinculado à Secretaria do Emprego e de Relações do Trabalho do Estado de São Paulo – Sert, entregou os certificados na noite desta terça-feira, dia 4, para 500 integrantes da 1ª Turma PEQ – 2001.

O evento foi realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Bernardo do Campo e contou com a presença do secretário da Sert, Fernando Leça, do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Bernardo do Campo, Fernando Longo, de vereadores e representantes da região, além do ex-secretário estadual da Sert, Walter Barelli, que foi o paraninfo da turma.

O programa é o resultado da parceria entre a Sert e a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Bernardo do Campo. Os cursos oferecidos foram de Informática Noções Básicas, Recepção Atendimento ao Cliente/Balconista e propaganda/Promoção e Vendas, tendo 100% de efetiva participação. O secretário Fernando Leça ressaltou que todos os programas da Sert estão presentes em São Bernardo do Campo e falou como esse tipo de incentivo é importante para a população. ‘Essa formatura mostra a importância dos programas de inclusão social, já que o desemprego é um problemoa sério no mundo inteiro. Com este tipo de trabalho, estamos dando as ferramentas para as pessoas que estão procundando diferenciais na hora de ingressar no mercado de trabalho’.

Programa Estadual de Qualificação

É um programa que oferece cursos de formação profissional para os trabalhadores desempregados ou em vias de perder o emprego e para micro empreendedores com o objetivo de ampliar suas chances de ingressar e se manter ocupado no mercado de trabalho.

Em 2001, o programa atendeu 365 mil trabalhadores com cursos de qualificação e capacitação profissional. O Governo do Estado ofereceu 3.500 cursos em 550 diferentes modalidades para 450 municípios. Se forem mantidos nesse ano de 2002 os recursos do FAT destinados ao programa, a Sert tem por objetivo manter a meta de 365 mil trabalhadores.

O programa tem por objetivo habilitar o trabalhador desempregado ou em vias de perder o emprego e ampliar as oportunidades de trabalho em regiões com desemprego elevado. É executado por entidades de trabalhadores, instituições empresariais, instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais e instituições de ensino
profissionalizantes.