Emprego: Programa de Auto-Emprego expõe trabalhos na Fenit/2002

Aviso de Pauta - Terça-feira, dia 2

ter, 02/07/2002 - 9h03 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Terça-feira, dia 2

O PAE – Programa de Auto-Emprego da Secretaria do Emprego e de Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (Sert), estará expondo uma Rede de Empreendimentos Populares em um grande estande, juntamente com o Sebrae, na Fenit/2002. Sendo uma feira que ocupa destaque no cenário internacional e desenvolvedora da moda brasileira, o PAE poderá mostrar o sucesso por meio da exposição de oito empreendimentos populares do setor têxtil da Zona Sul de São Paulo, que ficarão em estandes individuais e seis expositores da Rede de Empreendimentos Populares: confecção em geral, bijuterias, acessórios e bolsas.

A Texbrasil Fenit – Primavera/Verão está nesse ano com aproximadamente 500 expositores brasileiros e internacionais que disputarão a atenção de 50 mil comerciantes de todo o mundo, mais uma razão para que o PAE divulgue os empreendimentos populares e promova a sua inserção no mercado de trabalho. Segundo o secretário da Sert, Fernando Leça, essa participação é uma demonstração do crescimento do programa. ‘Nossa intenção é fortalecer ainda mais os pequenos empreendimentos e mostrar ao mercado o quanto são competitivos’.

O conjunto de ações do PAE já resultou na capacitação de aproximadamente 25 mil pessoas e na organização de cerca de 850 empreendimentos populares que agregam a mão-de-obra ociosa que está excluída do mercado de trabalho. O programa, criado em 1996, busca estimular o empreendedorismo. Nas comunidades mais carentes, organiza e capacita grupos de desempregados para iniciarem pequenos negócios. O programa já gerou quase mil pequenos empreendimentos populares, que geram renda para ex-desempregados, já que cada um agrupa em média quatro sócios. Passaram por treinamentos do PAE até hoje cerca de 25 mil trabalhadores.

O perfil dos empreendedores do PAE

As confecções representam maioria das pequenas empresas formadas a partir do PAE, sobretudo porque a maior parte desses empreendedores (62%) são mulheres, que se sentem especialmente atraídas pela atividade. Mas as mais de mil empresas já estabelecidas e operando são também de vários outros ramos, como os de produção de velas e produtos de limpeza, bijuterias, bolsas, calçados e confeitaria. A retirada líquida é baixa, no primeiro momento, cerca de R$ 600 mensais por empresa, que geralmente tem três a quatro sócios, mas com perspectiva de melhoria de vida. Apesar da receita escassa, é curioso que 61% dessas pequenas empresas costumam pagar à vista seus fornecedores.

Data: Terça-feira, dia 2 de julho de 2002
Horário: das 10 às 19 horas
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana – São Paulo-SP