Emprego: Postos de Atendimento ao Trabalhador empregam 96% mais em fevereiro

PAT é vinculado à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho

qua, 20/03/2002 - 16h45 | Do Portal do Governo

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) da Região Metropolitana de São Paulo alcançaram resultado recorde no mês de fevereiro, empregando 96% mais trabalhadores em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No mês, 2.275 trabalhadores conquistaram uma vaga no mercado de trabalho, contra 1.162 em fevereiro de 2001.

Os resultados positivos em fevereiro também foram confirmados em todos os PATs do Estado, que registraram um aumento de 47,83% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 7.418 colocados no segundo mês deste ano, contra 5.018 em 2001.

Além disso, os números de intermediação de mão-de-obra dos PATs de janeiro e fevereiro de 2002 registram aumento de 49,57% de colocados no mercado de trabalho em relação ao mesmo período do ano anterior.

Nos dois primeiros meses deste ano, 15.952 trabalhadores conquistaram uma vaga no mercado de trabalho através dos PATs, contra 10.665 no mesmo período do ano passado.

Para Fernando Leça, secretário do Emprego e Relações do Trabalho, além da melhoria de alguns indicadores neste início de ano, o recorde alcançado pelos PATs da Região Metropolitana demonstra o esforço do governo estadual em reverter o desemprego. ‘Além disso, os trabalhadores já têm o PAT como referência na hora de procurar emprego’, explica.

Os PATs concentram e disponibilizam os serviços da Secretaria do Emprego. As empresas também podem utilizar os postos para oferecer vagas e selecionar pessoal.

No PAT, o trabalhador pode ser encaminhado para uma vaga e conseguir seu emprego, dar entrada no seguro desemprego, ter orientação trabalhista, além usufruir dos programas da Secretaria do Trabalho, como os cursos de Qualificação Profissional e Padef (Programa de Apoio às Pessoas Portadoras de Deficiência).