Emprego: Parceria oferece qualificação para trabalhadores do Interior

Há 3.176 vagas em 45 cidades, com opções que vão desde formação de auxiliar de escritório até confeitaria

qui, 05/12/2002 - 9h31 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de qualificar profissionais e possibilitar sua inserção no mercado de trabalho, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho(Sert) e a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo (Fetiasp) estabeleceram parceria para realizar cursos em 45 municípios paulistas. O convênio está publicado na página 6 do Diário Oficial do Estado de 4 de dezembro, Seção I, Poder Executivo e prevê cooperação técnica e financeira direcionadas ao projeto “Educar é Alimentar 2002”.

Essa iniciativa começou em 1997 e já atendeu mais de 30 mil pessoas. É destinada a desempregados, trabalhadores com risco de perder emprego e população carente. São 3.176 vagas para cursos de formação de auxiliar de escritório, eletricidade e eletrônica, informática básica, inglês, panificação e confeitaria, soldador e telemarketing.

Inscrições

Os interessados deverão dirigir-se, a partir de janeiro, ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou Comissão Municipal de Emprego de sua cidade. É obrigatória a apresentação de documento de identidade e preenchimento do formulário. Poderão inscrever-se candidatos de ambos os sexos e maiores de 15 anos. As turmas serão completadas por ordem de chegada dos inscritos. O conteúdo programático da reciclagem inclui 14 dias úteis de ensino, com 4 horas e meia de aulas por dia. Ao todo são 63 horas de treinamento, sendo 57 em aulas de habilidade específica, três de habilidade básica e três de gestacional. As duas últimas disciplinas tratam de questões relacionadas à cidadania e trazem dicas de comportamento em entrevistas para trabalho.

Cidades beneficiadas

Américo Brasiliense, Araçatuba, Araraquara, Araras, Barretos, Barrinha, Campinas, Capivari, Catanduva, Cruzália, Dobrada, Guapiaçu, Guararapes, Guaratinguetá, Guarulhos, Iracemápolis, Itaí, Itapecerica da Serra, Jaborandi, Jaboticabal, José Bonifácio, Jundiaí, Limeira, Maracaí, Marília, Mogi-Mirim, Neves Paulista, Nova Castilho, Novo Horizonte, Olímpia, Penápolis, Pindorama, Piracicaba, Poá, Pradópolis, Ribeirão Preto, Rio das Pedras, Salto de Pirapora, Santa Ernestina, Santa Rita do Passa Quatro, São José do Rio Preto, Serrana, Severínia, Sorocaba e Taquaritinga.

Viviane Santos
Da Agência Imprensa Oficial

R.K.