Emprego: PAE participa de encontro nacional de emprego e renda em Brasília

Programa de Auto-Emprego vai apresentar trabalho de cinco empresas

qua, 25/09/2002 - 16h26 | Do Portal do Governo

A capital federal foi escolhida para sediar o I Encontro Nacional dos Participantes do SIPGER (Sistema de Participação Social para a Geração e Emprego e Renda), que será realizada entre os dias 26 e 28 de setembro. O evento contará com a participação de trabalhadores formados nos programas de geração de emprego e capacitação do PRONAGER (Programa Nacional de Geração de Emprego e Renda), de todo o País, e que tenham constituído micro empresas após a conclusão dos programas.

Cinco empresas do Estado de São Paulo, formadas pelo Programa de Auto-Emprego- PAE, vinculado à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), participam do evento. São elas: Maria´s Bijuterias, da cidade de Guarulhos na Grande São Paulo; Bolsas União, do bairro de Sapopemba, zona Leste de São Paulo; De Angelis Criações, confecção sediada no bairro de Perus; CooperStil, especializada na confecção de uniformes e sediada no Parque Figueira Grande, na zona Sul de São Paulo; Sempre Viva, confecção de lingeries da cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

O encontro de Brasília pretende fortalecer a articulação e a integração dos empreendimentos resultantes da aplicação da metodologia de atuação do PRONAGER, com base na Capacitação Massiva, método criado pelo sociólogo Clodomir Santos de Morais e amplamente aplicado no PAE, em São Paulo.

O intuito do encontro é promover a troca de experiências entre os empreendimentos capacitados, como organização, estruturação das empresas, comercialização, acesso ao crédito, identificação e articulação dos processos de produção e capacitação.

No encontro serão abordados temas como a importância da organização e articulação das empresas no contexto da economia, a questão do micro crédito no Brasil, possibilidades de comercialização, potencialidades do turismo na geração de postos de trabalho, além de relatos de empreendimentos que deram certo.