Emprego: PAE inicia cursos de capacitação em São Sebastião

nd

seg, 29/07/2002 - 18h50 | Do Portal do Governo

O Programa de Auto-Emprego (PAE) abriu há uma semana a programação de cursos de capacitação na cidade praiana de São Sebastião. Fábio Santos Vieira, 18 anos, morador da Topolândia, bairro de São Sebastião, primeiro grau incompleto, trabalhou em distribuidora de jornais e supermercado e agora está desempregado. Ele é um dos inscritos para o curso de capacitação de Reparos em Embarcações e Pranchas de Surf do PAE, o novo curso ministrado na periferia de São Sebastião. Com a capacitação, Fábio pretende pleitear uma colocação na Capitania dos Portos ou na refinaria de petróleo instalada na cidade.

Os cursos, gratuitos, foram escolhidos em conjunto com líderes dos bairros da Topolândia, Olaria e Itatinga. São eles: Reparos em Embarcações e Pranchas de Surf, Corte e Costura, Culinária, Bijuterias e Profissional em Serviços Domésticos/Camareira.

O Programa de Auto-Emprego desenvolve em comunidades carentes cursos de capacitação organizacional e profissionalizante – aulas teóricas e práticas – com duração de 60 dias, que têm como finalidade organizar micro e pequenos empreendimentos populares (unidades produtivas) que absorvam a mão-de-obra ociosa em virtude do desemprego. O PAE conta com cooperação técnica da FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.