Emprego: PAE capacita mais de 1.500 pessoas e cria 48 empreendimentos em Ribeirão Preto

Programa de Auto Emprego é vinculado à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

qua, 03/04/2002 - 17h14 | Do Portal do Governo

Desde 1996, o PAE capacitou mais de 22 mil trabalhadores e gerou cerca de mil empreendimentos populares em mais de 100 municípios paulistas

A região de Ribeirão Preto está aprendendo formas de driblar o desemprego, com o auxílio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (Sert).

Do início deste mês até o próximo final de semana, 1.598 trabalhadores terão encerrado laboratórios de capacitação do Programa de Auto emprego (PAE), vinculado à Sert, nos municípios de Igarapava, Sertãozinho, Guariba, Altinópolis, Brodowski e Araras.

A maior parte da população dessas regiões estava desempregada e agora participa de um dos 48 novos empreedimentos populares gerados pelos laboratórios, em forma de cooperativas ou empresas associativistas.

O PAE estimula tabalhadores com poucas chances no mercado a dedicarem-se a uma nova profissão. Para isso, por meio de técnicos que passam a morar nas comunidades, ensina uma atividade, além de noções de administração, cooperativismo e cidadania.

A principal característica do programa é a rapidez com que os desempregados assimilam o conhecimento. Já durante os cursos, com duração média de 60 dias, eles começam a produzir e comercializar sua produção. Grande parte dos trabalhadores atendidos pelo PAE na região é formada principalmente por mulheres e trabalhadores rurais.

Em Sertãozinho, por exemplo, onde a mecanização das lavouras de cana-de-açúcar deixou um rastro enorme de desemprego entre os trabalhadores sem qualificação, o PAE estimulou a formação de oito empreendimentos populares que incluem a maior parte dos 280 formados na cidade.

Ali, o programa ofereceu, inclusive, um laboratório inédito de jardinagem, uma vez que os moradores em geral têm o hábito de manter jardins, mas falta mão-de-obra qualificada para o trabalho. Daquele laboratório surgiu a Natureza Viva, uma empresa de jardinagem.

Desde 1996, o PAE capacitou mais de 22 mil trabalhadores e gerou em torno de mil empreendimentos populares em mais de 100 municípios paulistas. O programa adotado pelo Governo do Estado fundamenta-se na tecnologia de ensino denominada ‘Capacitação massiva’. Desenvolvida pelo sociólogo Clodomir Santos de Moraes, que vem empregando em vários países da América Latina, como Guatemala e Costa Rica, essa tecnologia possibilita aprendizagem dinâmica e prática, já a partir das inscrições no programa.

‘O PAE ajuda a resgatar o poder de auto-gestão e a auto-estima dessas pessoas. Por isso é bem-sucedido’, afirma o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Fernando Leça.