Emprego: Governo do Estado convoca mais 1,8 mil pessoas para as frentes de trabalho

Selecionados devem ir comparecer à Faculdade de Tecnologia de 20 a 22 deste mês

ter, 19/02/2002 - 12h56 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), está convocando mais 1.800 pessoas para o Programa Frentes de Trabalho. Os selecionados devem comparecer, entre os dias 20 e 22 de fevereiro na Faculdade de Tecnologia, na avenida Tiradentes, 615 (próximo ao Metrô Tiradentes), às 13 horas.

A convocação para essa nova etapa das Frentes de Trabalho começou no último mês de janeiro. No total, deverão ser convocados 461 mil classificados, de 570 mil inscritos. O programa mantém um corpo fixo de 25 mil a 30 mil bolsistas. A previsão é incluir em torno de dez mil trabalhadores até o final de fevereiro.

, privilegiando os que tiverem maiores encargos familiares, forem arrimos de família, forem mulheres arrimo de família e estiverem há mais tempos desempregados. Dos inscritos (75% mulheres), 23% pertencem a famílias em que todos os membros estão desempregados.

As Frentes de Trabalho recrutam trabalhadores desempregados há no mínimo um ano, que passam a prestar serviço à comunidade durante nove meses. Não se trata de um emprego fixo, mas de uma bolsa-auxílio (hoje de R$ 190), e um apoio para a reinserção do profissional no mercado de trabalho. os participantes também recebem uma cesta básica com cerca de 30 quilos de alimentos.

Os trabalhadores recrutados também freqüentam aulas de alfabetização e escolarização (que incluem noções de cidadania e geopolítica) e ainda cursos de requalificação profissional. As aulas são ministradas uma vez por semana por sindicatos, entidades de classe e escolas com as quais a Sert firma parcerias.