Emprego: Frentes de Trabalho iniciam demolição da Casa de Detenção

Local irá sediar o Parque da Juventude, com atividades esportivas, educacionais e culturais

qui, 17/10/2002 - 13h18 | Do Portal do Governo

Aproximadamente 200 integrantes das Frentes de Trabalho já iniciaram os trabalhos de demolição dos antigos pavilhões da ex-Casa de Detenção do Carandiru. O local irá sediar o Parque da Juventude, novo pólo esportivo, educacional e cultural, coordenado pela Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer.

A primeira parte do Parque da Juventude a ser inaugurada é o setor esportivo, com 10 quadras, pista de cooper, pista de skate, equipamentos de ginástica, áreas de descanso e vestiários. O tema educação também estará presente em quatro centros: Cultura, com artes cênicas, dança e música; Terceiro Setor, integração com entidades sociais, associativismo e voluntariado; Tecnologia da informação e Inclusão Digital, por meio da biblioteca virtual e formação profissional e Fatec, ensino técnico e superior gratuito.

Também está prevista a construção de bosques, concha acústica e anfiteatro para apresentações ao ar livre.

A mão-de-obra contratada faz parte do programa Frentes de Trabalho, que seleciona indivíduos que estejam desempregados há no mínimo um ano e que residam em São Paulo pelo menos desde o ano 2000. Cada um dos trabalhadores assina um contrato de nove meses e recebe R$ 190,00 por mês, mais cesta básica com 33 quilos de alimentos. O aprendizado é feito em instituições parceiras do programa e oferecem cursos de alfabetização, gestão, auxiliar administrativo, agente escolar, pedreiro, entre outros.