Emprego: Frentes de Trabalho convocam mais 4.900 pessoas

Bolsistas irão trabalhar junto a CPTM e escolas estaduais

qua, 20/02/2002 - 10h27 | Do Portal do Governo

O Programa Frentes de Trabalho, uma iniciativa da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (Sert), está convocando mais 1.800 trabalhadores. Os classificados deverão se dirigir até esta sexta-feira, 22 de fevereiro, à Fatec, que fica na Avenida Tiradentes, 615 (próximo ao Metrô Tiradentes), às 13 horas.

Os bolsistas que aderirem ao programa, nesta oportunidade, irão desenvolver atividades junto a Companhia Paulista de Trens Metropolitano – CPTM. Vale lembrar também, que estão sendo convocados mais 3.100 candidatos para desenvolverem atividades junto as escolas da Secretaria Estadual de Educação.

A convocação para a nova etapa das Frentes de Trabalho começou em janeiro. No total, deverão ser convocados 461 mil classificados, de 570 mil inscritos, em novembro de 2001 (dados parciais). O programa mantém um corpo fixo de 25 mil a 30 mil bolsistas. A previsão é incluir em torno de 10 mil trabalhadores até o final de fevereiro, privilegiando os que tiverem maiores encargos familiares, forem mulheres arrimo de família, tiverem mais idade e estiverem há mais tempo desempregados. Dos inscritos (75% mulheres), 23% pertencem a famílias em que todos os membros estão desempregados.

As Frentes de Trabalho recrutam trabalhadores desempregados há no mínimo um ano, que passam a prestar serviço à comunidade durante nove meses. Não se trata de um emprego fixo, e sim de uma bolsa-auxílio (hoje de R$ 190), que contribui para melhorar a auto-estima e para a reinserção do profissional no mercado de trabalho.

Os trabalhadores recrutados também freqüentam cursos de alfabetização e qualificação profissional, além de receberem uma cesta básica de 30 kg por mês.