Emprego: Formatura reúne 5 mil jovens do programa Jovem Cidadão

Será neste sábado, dia 8, no Parque da Água Branca, em São Paulo

qui, 06/06/2002 - 12h46 | Do Portal do Governo

Criado em 1999, programa visa resgatar jovens para a cidadania por meio de cursos de direitos humanos, educação sexual e qualificação profissional

Desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), o programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho realiza neste sábado, dia 8, no Parque da Água Branca, a partir das 9 da manhã, a formatura de mais 5 mil jovens em sua terceira edição. Jovens em situação de risco social, com baixa escolaridade e dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, na faixa etária entre 17 e 19 anos de idade, são o público-alvo do programa, mantido com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Os cursos são direcionados para a qualificação profissional e desenvolvem parcerias com setor privado e/ou público para elevação de escolaridade e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Durante quatro meses, 5 mil jovens do Estado de São Paulo desenvolveram atividades e debateram temas ligados aos direitos humanos, educação sexual, prevenção contra drogas, informática e empreendedorismo. As aulas, diferentes das tradicionais, priorizam a interação e dinâmicas , por meio do planejamento e execução de projetos dentro da própria comunidade.

Esta terceira edição no Estado conseguiu reunir jovens de cem municípios. A cerimonia de entrega simbólica de certificados para os alumos terá apresentação de grupos de jovens, exposição de trabalhos de formandos, cartazes, fotos, artesanato e shows musicais.