Emprego: CPTM recebe setecentos novos bolsistas do programa Frentes de Trabalho

Eles ajudarão na manutenção dos 270 quilômetros de vias da empresa

qua, 13/04/2005 - 9h12 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 13, cerca de 700 novos bolsistas do PEAD (Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego), também conhecido como ‘Frentes de Trabalho’, programa da Secretaria de Estado de Emprego e Relações do Trabalho, iniciam suas atividades na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Selecionados na última semana, eles ajudarão a realizar atividades de manutenção nos 270 quilômetros de vias da empresa, participando da limpeza geral, dos serviços de jardinagem e de reforma nas estações. Também serão aproveitados na área de atendimento e no projeto educativo ‘Usuário do Amanhã’.

A indicação é feita pela SERT (Secretaria de Emprego e Relações do
Trabalho), que coordena o PEAD. Segundo os organizadores, trata-se de um programa de combate à exclusão social, cujo objetivo é reinserir no mercado pessoas desempregadas há mais de 12 meses e, ao mesmo tempo, oferecer capacitação profissional.

Quatro vezes por semana, os bolsistas cumprem jornada de seis horas diárias prestando serviços nas empresas parceiras. Já no dia vago, participam de cursos de requalificação profissional, em diversas ocupações, recebendo também noções de cidadania e geopolítica. Eles podem ficar integrados na função por um período máximo de nove meses, recebendo bolsa-auxílio no valor de R$ 210, seguro, cesta básica, vale-refeição e auxílio-transporte.

A CPTM foi pioneira na implantação das Frentes de Trabalho, em julho de 1999. Desde então, 15.168 bolsistas já atuaram na empresa nessa condição.

Em 2004, 2.231 pessoas integraram o grupo e, no momento, 861 pessoas
compõem o quadro, que agora ganha reforço dos 700 novos participantes.

Expectativa

Para João Luiz Gomes, vigilante desempregado há sete anos, foi muito bom ter conseguido a vaga na Frente de trabalho. Ele acredita que os benefícios recebidos durante o tempo de permanência como bolsista irão ajudar muito.

‘Eu pretendo fazer os cursos oferecidos para melhorar as minhas chances de conseguir um emprego melhor’, afirma. A faxineira Aíde dos Santos Oliveira, sem emprego há três anos, concorda: ‘Vou aproveitar ao máximo esses cursos profissionalizantes para me aperfeiçoar e depois tentar um novo trabalho’.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Assessoria de Imprensa