Emprego: Cooperativas de Trabalho é tema de encontro internacional

Evento busca aperfeiçoar a fórmula como instrumento para geração de emprego e renda

qui, 05/09/2002 - 13h24 | Do Portal do Governo

Nos dias 12 e 13 de setembro, desafios e experiências do cooperativismo do trabalho serão discutidos por especialistas brasileiros e convidados estrangeiros durante o 1º Encontro Internacional de Cooperativas de Trabalho, que será realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Participarão do evento, o ministro do Trabalho e Emprego, Paulo Jobim, e secretário do Emprego do Estado de São Paulo, Fernando Leça, o presidente da Federação Cooperativa do Trabalho da Argentina, Hector Pedro Garay e o presidente da Confederação de Entidades Cooperativas do Uruguai, Danilo Heladio Gutierrez Fiori.

Confirmaram presença também, Pedro Mendieta, que representa a Mondragon Corporação Cooperativa da Espanha, e Alex Stephens, do Centro de Negócios do Trabalho Canadense.

O encontro, coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (Sert), contará ainda com diversos especialistas e será aberto a todos os interessados, que poderão fazer a inscrição gratuita até momentos antes do início das atividades no próprio local.

A cooperativa de trabalho é uma modalidade de cooperativismo que vem despontando como opção na geração, manutenção e/ou recuperação de postos de trabalho. O número de cooperativas de trabalho no Estado de São Paulo cresceu mais de oito vezes em dez anos . Pulou de 37 cooperativas em 1992 para 313 em julho de 2002.

São 258.214 trabalhadores paulistas que participam dessas atividades. Na soma das cooperativas de produção, de trabalho e de saúde de trabalho, estão registradas na Ocesp (Organização de Cooperativas do Estado de São Paulo), 506 organizações, sendo que 70% delas estão na Grande São Paulo.

No Brasil, existem hoje quase 660 mil trabalhadores reunidos em 3.401 cooperativas de trabalho registradas em organizações.

Data: Dias 12 e 13 de setembro – Auditório Simon Bolívar – Memorial da América Latina
Horário: das 8h30 às 17h30
Local: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – portão 12 – Barra Funda – São Paulo