Emprego: Centro Público da Vila Formosa forma 120 trabalhadores

Esses Centros desenvolvem experimentos de novas metodologias de educação e formação profissional

qui, 05/12/2002 - 18h00 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 5, oito turmas de trabalhadores estarão recebendo o certificado de conclusão de cursos realizados pelo Centro Experimental Público da Vila Formosa, localizado à rua Bactória, 38.

Os Centros Experimentais Públicos de Formação Profissional, ligados à Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), estão presentes nas cidades de Tupã, Jaguariúna e em São Paulo, na Vila Formosa.

Esses Centros desenvolvem experimentos de novas metodologias de educação e formação profissional com parceria multipartite entre Governo, empresários, trabalhadores e Ongs, com o objetivo de atender às demandas de formação e qualificação profissional, integrando setores organizados da sociedade.

Por exemplo, no caso do curso de Elaboração de Projetos e Construção de Praças e Jardins, concluído recentemente, o conteúdo foi definido a partir de um estudo conjunto, que envolveu Senac, Center Líder, representantes da prefeitura, Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) e arquitetos, que culminou com a montagem de uma grade curricular diferenciada dos cursos já existentes, utilizando a metodologia do Programa Aprendendo a Aprender da Sert.

Os cursos ou experimentos oferecidos gratuitamente nos Centros Públicos de Formação atendem desempregados, jovens em busca do primeiro emprego, trabalhadores de baixa renda e baixa escolaridade que encontram dificuldade de se inserir ou permanecer no mercado de trabalho.

Os cursos têm em média, carga horária de 150 horas. Nesta etapa, 120 pessoas participaram dos experimentos Criação e Confecção de Roupas de Dormir, Elaboração de Projetos e Construção de Praças e Jardins, Eletricidade e Eletrônica Básica de Automóveis e Estamparia em Tecidos.

Mais de 30 experimentos já foram realizados no Centro Público da Vila Formosa, pelos quais passaram 1.500 trabalhadores.

O Centro Experimental Público de Formação Profissional da Vila Formosa contou com os seguintes parceiros para a realização dos cursos acima citados: Associação Comercial de São Paulo (Distrito Tatuapé), CDHU, CEET Paula Souza, ETE José Rocha Mendes, Centro de Tecnologia e Gestão do Terceiro Setor, Senac SP, PMSP (Subprefeitura do Aricanduva, Rotary Club de Vila Formosa, Senaitec (Escola Senai Conde José Vicente de Azevedo, Sebrae SP ER Leste 1 e Gazeta da Vila Formosa.

Apoio: Associação Brasileira da Indústria Têxtil, Center Líder Hipermercado da Construção, Curriculum.com.br, Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp), Pincéis Tigre, Tintas Guarany, TJ Vestor e Tatuapé Garden.