Emprego: Bolsistas das Frentes de Trabalho concluem curso em Itapecerica da Serra

nd

seg, 29/04/2002 - 17h31 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 30, será realizada a formatura de mais 350 bolsistas das Frentes de Trabalho que participaram dos cursos do Programa de Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), em Itapecirica da Serra. Os cursos oferecidos foram de auxiliar de culinária, auxiliar de camareira, auxiliar de jardinagem, rotina de escritório, auxiliar de cabeleireiro, auxiliar de manicure, embalador de presentes e
alfabetização.

As Frentes de Trabalho foram criadas em junho de 1999, formando mais de 138 mil trabalhadores em 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, com investimentos de de R$ 240 milhões.
São recrutados trabalhadores desempregados há no mínimo um ano, que passam a prestar serviço à comunidade durante nove meses. Não se trata de um emprego fixo mas, sim, de uma bolsa-auxílio (hoje de R$ 190). Conforme levantamento realizado em junho de 2001, a bolsa-auxílio representava a totalidade da renda familiar para 51% dos beneficiários do programa.

As tarefas são variadas. Os bolsistas pintam muros, fazem varrição, ajudam a cuidar de estações ferroviárias e escolas públicas, entre outros serviços. Atualmente, cerca de 30 mil pessoas estão atuando nas Frentes de Trabalho. Os trabalhadores recrutados também freqüentam cursos de alfabetização e escolarização (que incluem noções de cidadania e geopolítica) e ainda cursos de requalificação profissional.

As aulas são ministradas uma vez por semana por entidades de classe e escolas com as quais a Secretaria do Emprego firma parcerias. As Frentes de Trabalho também fornecem uma cesta básica de 30 kg a cada um dos participantes. O secretário Fernando Leça participa da cerimômia de formatura.

Data: terça-feira, 30 de abril de 2002
Horário: 10 horas
Local: Ginásio de Esportes de Itapecerica da Serra, Rua Dona Anila, 1.001.