Emprego: Banco do Povo Paulista incentiva fortalecimento de micro e pequenas empresas

Governo e iniciativa privada vão premiar microempreendedores

qua, 28/01/2004 - 11h40 | Do Portal do Governo

Objetivo do Prêmio Citibank–ACCION ao Microempreendedor é promover o desenvolvimento do empreendedorismo popular no Brasil

O Governo do Estado de São Paulo firmou convênios em dezembro com diversas Secretarias de Estado e com o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa) para incentivar e desenvolver novas alternativas para fortalecer o mercado de micro e pequenos empreendedores. Programas de microcrédito são oferecidos pelo Banco do Povo Paulista, programa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), voltado ao desenvolvimento e aprimoramento do segmento, com o objetivo de gerar trabalho e renda.

Parceria e Premiação

As micro e pequenas empresas respondem por mais de 70% dos postos de trabalho em São Paulo. Todos os microempreendedores das 306 unidades do Banco do Povo Paulista poderão participar do Prêmio Citibank–ACCION ao Microempreendedor, que é uma iniciativa do Banco Citibank S.A. e da ACCION International, com o apoio da Citigroup Foundation, sediada nos Estados Unidos, e do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Objetivo do prêmio é de promover o desenvolvimento do empreendedorismo popular no Brasil, mediante o reconhecimento de microempreendedores que desenvolveram projetos sustentáveis e tenham se destacado por suas conquistas.

O empreendedorismo popular tem se destacado no Brasil como a alternativa de ocupação e renda de milhões de brasileiros. Segundo dados da Pesquisa Economia Informal Urbana, produzida pelo IBGE (1997), os pequenos empreendimentos superam o número de 9,5 milhões de unidades, a maioria na informalidade. Eles são responsáveis por produtos e serviços equivalentes a 8% do PIB e envolvem diretamente cerca de 25 milhões de pessoas.

Além da sua importância econômica e social, os pequenos negócios representam a capacidade empreendedora da sociedade brasileira, que precisa ser apoiada como forma de se alcançar um desenvolvimento econômico mais justo e sintonizado às tendências mundiais de produção e serviços verticalizados, bases das economias sólidas e sustentáveis.

O Prêmio Citibank – ACCION ao Microempreendedor representa o reconhecimento da importância econômica e social desses empreendimentos. O prêmio é dirigido a empreendedores de atividades econômicas de pequena escala ou de pequenos negócios de caráter popular que tenham adquirido microcréditos junto às Organizações Não-Governamentais (ONG´s), Organizações de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP´s), Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (SCM´s) ou Instituições Financeiras que mantenham formalmente programa de concessão de microcréditos.

Para participar deste concurso, os microempreendedores deverão ser apresentados pela Instituição de Microcrédito correspondente.

Valor e composição do Prêmio – O Prêmio concederá a 10 microempreendedores com maior destaque um total de R$ 40.500,00, distribuídos por três categorias de microempreendimentos: Varejo, Serviços e Produção.

Cada microempreendedor poderá ser apresentado apenas por uma instituição e com um único projeto em apenas uma das categorias. A apresentação consistirá da entrega, por parte da instituição de Microcrédito, do Formulário de Inscrição, do documento denominado Apresentação do Microempreendimento preenchido, da quitação de tributos federais e cumprimento das normas de respeito ao meio ambiente, quando a atividade tiver este impacto.

A entrega das apresentações deverá ser enviada até 2 de fevereiro de 2004 ao Banco Citibank S.A., à Diretoria de Assuntos Corporativos e Comunicação, A/C Srª Cristiane Samarra, Av. Paulista, 1.111 – 13º Andar, sala 04 – CEP 01311-920, São Paulo SP.

As inscrições são gratuitas.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho