Emprego: Artesanato paulista da Sutaco é destaque pela primeira vez na UD

A Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades é vinculada à Secretaria do Trabalho

qui, 18/04/2002 - 18h16 | Do Portal do Governo

Diversas peças de cerâmica e outros materiais produzidos em várias regiões do Estado, em parceria com a Sutaco – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, estarão disponíveis dentro do Espaço Brasil da UD. Os visitantes também poderão observar o trabalho de dois artesãos convidados produzindo suas peças de tecelagem e batique durante a feira.

O estande do artesanato paulista vai mostrar ao público peças produzidas em várias partes do Estado. São cerca de 2 mil peças em 100 metros quadrados reservados à criatividade dos artesãos paulistas no estande da Sutaco.

De Taubaté, vêm as esculturas em barro pintadas com cores vivas e cestos de palha de milho e taboa trançada. O artesão de Ubatuba se inspira em temas da fauna marítima e flora do lugar para criar peças em madeira e, da cidade de Silveiras, no Vale do Paraíba, chegam as já famosas garças para ornamentar jardins.

A sucata também tem lugar na sofisticada UD em figuras humanas e animais criados por artistas do Embu, enquanto os paulistanos apresentam uma homenagem à metrópole na forma de miniaturas de alguns de seus monumentos, como o Mosteiro de São Bento, Capela do Morumbi, Páteo do Colégio entre outros.

Além de decorativos, o artesanato útil estará presente no estande da Sutaco, com opção pelos cestos e balaios de vários tamanhos, formatos e materiais, cantoneiras de vime e revisteiras.