Empreendimento: USP de Ribeirão Preto inaugura incubadora de empresas

Além de conceder o espaço, a Universidade deverá desenvolver meios para que sua tecnologia seja empregada nas empresas

seg, 18/11/2002 - 17h31 | Do Portal do Governo

O edital de seleção da Supera, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Ribeirão Preto, foi apresentado nesta segunda-feira, dia 18, no Hemocentro de Ribeirão Preto. Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Ribeirão Preto, a Universidade de São Paulo, a Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde (Fipase) e o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-SP), a incubadora auxiliará a formação de novas empresas, especialmente as relacionadas ao setor de saúde.

A partir desta terça-feira, dia 19, os interessados em apresentar propostas para serem incubadas na Supera poderão retirar seus editais na sede da Companhia de Desenvolvimento de Ribeirão Preto (Coderp), na rua Álvares Cabral, 629.

Em março de 2003, oito propostas selecionadas para a primeira fase da incubadora começarão a ganhar instalações industriais, num barracão localizado no campus da USP. Além de conceder o espaço, a Universidade deverá desenvolver meios para que sua tecnologia seja empregada nas empresas.

Segundo o professor Rudinei Toneto Júnior, da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEARP) da USP de Ribeirão Preto, a incubadora foi idealizada a partir da constatação de que a indústria de saúde é a que tem maior potencial no município. ‘Este setor dispõe de vários fatores favoráveis, como a presença de um grande mercado consumidor e de mão de obra qualificada. Os incentivos estavam previstos desde o início da atual administração’, comenta. Além de economista docente da USP, Toneto é diretor-presidente da Fipase, fundação que gerencia a incubadora.

Inovações tecnológicas

Para apresentar propostas à seleção da Supera, os interessados não precisam ser proprietários de empresas. ‘No início é preciso ter apenas o projeto’, diz Toneto. As propostas selecionadas deverão necessariamente representar inovações tecnológicas, mesmo se não pertencerem ao segmento principal de materiais médico-odontológicos. Também são esperados projetos de indústrias de biotecnologia, biomedicina, tecnologia da informação, química, técnicas nucleares e outras. Os projetos selecionados ganharão suporte da Supera para serem realizados e constituírem empresas.

Durante a fase inicial destas firmas, a incubadora concederá local para a instalação, disponibilizará técnicos e dará suporte em gerenciamento, negociações e registros legais. ‘O importante é que o empreendedor se concentre no desenvolvimento de seu produto’, resume o presidente da Fipase. A princípio, a instalação na Supera deve durar 24 meses, que podem ser estendidos por mais 12. Depois, outros tipos de vínculos devem ser criados.

Ribeirão Preto é referência nacional em serviços de saúde, atraindo pessoas do Brasil inteiro à sua rede de consultórios, laboratórios, hospitais particulares e públicos, como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina. A cidade dispõe de muitos centros de ensino e pesquisa na área, como os cursos de medicina, odontologia, enfermagem e farmácia da USP e o Hemocentro. As indústrias já consolidadas neste ramo também têm grande importância para a economia da cidade.

Mais informações: (0xx16) 610-2180