Empossados os novos secretários estaduais em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes

Governador Geraldo Alckmin também anunciou os nomes dos futuros secretários do Trabalho e Economia

ter, 22/01/2002 - 14h33 | Do Portal do Governo


Tomaram posse nesta terça-feira, dia 22, os novos secretários de Estado da Casa Civil, Rubens Lara; Governo e Gestão Estratégica, Dalmo Nogueira; Meio Ambiente, José Goldemberg; Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho; e da nova pasta de Energia e Recursos Hídricos, Mauro Arce.

Na cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin também anunciou o nome dos novos secretários de Economia e Planejamento, Jacques Marcovitch, e de Emprego e Relações do Trabalho, Fernando Leça, que deverão tomar posse nos próximos dias. O secretário da Cultura, Marcos Mendonça, desistiu de se candidatar na próxima eleição e permanecerá no cargo.

Alckmin elogiou o trabalho realizado pelos secretários que estão deixando o Governo, a maioria para disputar as eleições deste ano. “Eles prestaram um grande serviço”, disse. Sobre os novos secretários, o governador fez uma breve apresentação de cada um.

A pasta de Governo e Gestão Estratégica será responsável pela continuidade do ajuste fiscal feito nos últimos seis anos. “O Dalmo é um homem apaixonado pelas novas tecnologias, pela modernidade, e que tem respeito pelo dinheiro público”, observou Alckmin. O secretário confirmou que será feito um grande esforço para melhorar o serviço público sem aumentar os gastos do Estado.

Na área da Segurança Pública, o trabalho desenvolvido por Castro Filho na presidência da Febem foi o principal fator que o credenciou para assumir o cargo. “Foi uma experiência extremamente bem-sucedida. A Febem saiu da página de polícia para a página da recuperação, com um modelo de descentralização das unidades e forte agenda educativa”, afirmou o governador. Para o secretário, reduzir o número de seqüestros será o grande desafio. “Amanhã vou me reunir com um grupo de juristas para discutir alguns projetos de combate à violência, que devem ser implantados rapidamente”, disse.

A fusão das secretarias de Recursos Hídricos e Energia foi apontada por Alckmin como uma medida de economia e maior integração. “O Mauro Arce fez um trabalho tão brilhante, que precisamos emprestá-lo ao Governo Federal na hora do aperto da crise energética”, lembrou.

Nas pastas do Meio Ambiente e da Casa Civil, o governador salientou que a grande experiência de José Goldemberg e Rubens Lara será fundamental. Na Cultura, Marcos Mendonça permanecerá no comando dos programas, como o Projeto Guri, que ensina música a crianças carentes. “Antecipei a data das substituições para que os secretários possam se dedicar exclusivamente à campanha. E quem assume terá dedicação absoluta ao trabalho que vem sendo feito, com os princípios de honestidade e respeito ao dinheiro público, que norteiam esse governo”, finalizou Alckmin.

Rogério Vaquero

Leia também

  • Alckmin anuncia novos secretários do Emprego e de Economia e Planejamento