Emplasa: Concluída pesquisa Origem e Destino na Região Metropolitana de Campinas

Relatório final, composto de dois volumes já foi entregue para a Secretaria dos Transportes Metropolitanos

qui, 20/05/2004 - 13h08 | Do Portal do Governo

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa), vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, concluiu a pesquisa Origem e Destino da Região Metropolitana de Campinas (OD-RMC) – 2003, atendendo a contrato firmado com a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM). O relatório final, composto de dois volumes, já foi entregue para a STM.

Essa pesquisa, primeira a ser feita na Região Metropolitana de Campinas, teve como finalidade levantar informações sobre os deslocamentos diários realizados pela população em suas atividades cotidianas (trabalho, escola, compras, saúde, lazer etc). Além de número de viagens, meios de transportes utilizados e motivos das viagens, levantou também dados socioeconômicos, tais como: renda, setor de atividade onde atuam e grau de escolaridade.

A OD-RMC é resultado de duas pesquisas distintas e complementares: a Domiciliar e na Linha de Contorno. A primeira levantou dados sobre as viagens feitas dentro da área da pesquisa, que abrangeu a área urbana dos 19 municípios. Os dados da Pesquisa na Linha de Contorno, que teve como objetivo identificar as viagens que entram, saem ou cruzam a área de pesquisa, complementam os dados da Pesquisa Domiciliar.

O levantamento, que constitui instrumento vital para o planejamento de transporte urbano de passageiros, foi realizado, pela primeira vez, na RMC. Como não existem informações sistemáticas sobre a mobilidade das pessoas na Região, esta pesquisa assume caráter pioneiro.

A pesquisa OD-RMC fornece indicadores básicos para o planejamento de transportes, tais como: índice de mobilidade da região e por município, taxa de motorização, características socioeconômicas da população por zona, município e região, densidade demográfica por município, tipo e características de domicílio, renda familiar, localização do emprego e escola, empregos por setor de atividade, coeficiente de empregos e matrículas nas escolas, densidade e duração, distribuição das viagens por horário e matriz de origem/destino.

Da Assessoria de Imprensa da Emplasa