Embu e Taboão da Serra passam a contar com batalhão da Polícia Militar

Sede do 36º BPM/M foi entregue pelo governador Geraldo Alckmin

dom, 23/11/2003 - 14h36 | Do Portal do Governo


Depois de entregar o terceiro piscinão na bacia do Pirajuçara, em Taboão da Serra, na manhã deste domingo, dia 23, o governador Geraldo Alckmin visitou o município de Embu, onde realizou a entrega das novas instalações do 36º BPM/M, que passa a realizar o policiamento nesses dois municípios.

A sede do 36º BPM/M ocupa um imóvel alugado, com três andares, localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, esquina com a Estrada de Itapecerica e Campo Limpo, no Jardim Santa Emília. As obras de adaptação do edifício foram executadas pelo proprietário.

O Batalhão conta atualmente com 311 policiais e apoio de 58 viaturas, sob o comando do major PM Walber Ferreira Moreno. Já está prevista a abertura de mais 287 vagas, sendo 152 para Embu e 135 para Taboão. Serão atendidos os dois municípios, beneficiando um total de 410 mil pessoas.

Alckmin informou que o município de Embu era atendido pelo batalhão de Itapecerica da Serra. ‘Essa é uma grande conquista para a região. Nosso povo é trabalhador, honesto, e não merece ser alvo de bandido’, disse.

O governador ressaltou a importância do trabalho prestado pelos policiais e falou sobre o programa Escola da Família – Espaço de Paz, que mantém as escolas da rede estadual abertas nos fins de semana, oferecendo atividades de cultura e lazer para a juventude e a comunidade. Para dar segurança a alunos, pais, professores e monitores, a Polícia Militar realiza a Ronda Escolar.

Sobre as ações do Estado voltadas à região, ele destacou o Hospital Regional de Pirajuçara, onde a população tem acesso a atendimento digno e com qualidade. O hospital é administrado pela Escola Paulista de Medicina. Na área da habitação, estão em construção 967 apartamentos da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, lembrou que os municípios de Embu e Taboão da Serra já chegaram a estar entre os primeiros no índice de violência do Estado. Atualmente, depois das ações de segurança implementadas pelo Estado, o número de homicídios em Embu foi reduzido em 538%, e em Taboão, 400%.

O prefeito Geraldo Leite da Cruz (PT) agradeceu as ações do Estado voltadas ao município: ‘Nós sabemos que a violência não acaba só com polícia na rua, mas graças à política social do governo paulista estamos buscando soluções para a diminuição’.

Macedo Júnior / Roberto Kamide